Artes

Oficina de Ilustração Literária compõe programação do SESC de Letras

SESC Letras


03/09/2014

O Workshop tem o objetivo de apresentar um panorama atualizado da ilustração e no mesmo tempo explorar o universo da ilustração como linguagem narrativa. É o que propõe o ilustrador Izaac Brito, associado ao SIB (Sindicato dos Ilustradores Brasileiros) e a AELIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil), que trabalha na área profissionalmente desde 2006. Ele ministrará as aulas nos dias 16, 17 e 18 deste mês, das 16h às 18h, no SESC Centro João Pessoa, dentro da programação do SESC de Letras – 2ª Etapa.

A oficina será composta de aulas expositivas e teóricas acerca da ilustração de livros infantis e infanto-juvenis, intercaladas por exercícios práticos, com o objetivo de desenvolver a criatividade. Nos momentos teóricos, serão abordados questões relativas ao desenvolvimento da ilustração enquanto narrativa visual, por meio de discussão de textos, análise de imagens e de livros. Nas aulas práticas, serão introduzidos alguns materiais e procedimentos para a criação das ilustrações.

Izaac brito é integrante do Grupo DIA, selecionado por 2 anos consecutivos no festival mundo, Mostra SESC SNAP, Circuito de novos Artistas plásticos da Aliança Francesa, selecionado para o edital de exposições da Galeria Archidy Picado (FUNESC), Expo-Estação Cabo Branco de ciências e artes – 2012.

O currículo do ministrante inclui: Pós Graduando em Criação Multimídia, formação em Marketing e Propaganda e estudante de Comunicação em Mídias Digitais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trabalha com ilustração e criação de personagens. Professor de cursos de desenho, histórias em quadrinhos e modelagem/escultura.

Veja a programação do SESC de Letras

• PALESTRAS

Dia 15 – "LITERATURA PARAIBANA CONTEMPORÂNEA" COM LINALDO GUEDES. LOCAL: AUDITÓRIO – 19:00 HORAS

Diálogo sobre a evolução da poesia paraibana nos últimos 50 anos, através dos seus autores. O palestrante também pretende destrinchar a polêmica pergunta: Existe literatura paraibana?

Linaldo Guedes é jornalista e poeta. Atuou nos principais órgãos de comunicação da Paraíba e foi editor do suplemento literário Correio das Artes por seis anos. Lançou livros como “Os Zumbis também escutam blues e outros poemas”, e “Intervalo Lírico”.

Dia 16 –  "ADAPTAÇÃO LITERÁRIA NO CINEMA" COM AUDACI JÚNIOR. LOCAL: AUDITÓRIO – 19:00 HORAS

A palestra busca refletir e discutir sobre o conceito de adaptação no cinema e esclarecer o papel literário nas produções cinematográficas.

Audaci Júnior é jornalista do caderno Vida & Arte, do Jornal da Paraíba, e quadrinista, autor do livro “Riscos no tempo” e do Site hqemhq.com.

Dia 17 – "SOM E SENTIDO NA POESIA BRASILEIRA" COM ANTÔNIO MARIANO. LOCAL: AUDITÓRIO – 19:00 HORAS

Uma análise do sentido na poesia através da musicalidade, expressa no uso de palavras funcionais no discurso poético a partir do simbolismo brasileiro.

Antonio Mariano é escritor, tendo publicado livros de poemas como “O Gozo Insólito” e “Te odeio com doçura”, além do livro de contos “Imensa asa sobre o dia”. É também graduado em Artes Cênicas.

D18 –  "O EU E OS OUTROS: AUGUSTO DOS ANJOS ATRAVÉS DE BIOGRAFIAS" COM BRUNO GAUDÊNCIO. LOCAL: AUDITÓRIO – 19:00 HORAS

Augusto dos Anjos, um dos maiores poetas de nossa literatura, foi personagem de várias biografias. O grande mérito desta palestra será mostrar como o poeta do “Eu” foi sendo construído pelos outros, formulando uma persona muitas vezes múltiplas, mas cercada de mitos e lendas.

Bruno Gaudêncio é escritor, jornalista e historiador. Escreveu o livro de poesia “O ofício de engordar as sombras” e o livro de contos “Cântico voraz do precipício”.

Dia 19 –  “REVISTAS ESPECIALIZADAS EM DIFUSÃO LITERÁRIA – A PALAVRA E OUTROS EXEMPLOS” COM JAIRO CÉZAR. LOCAL: AUDITÓRIO – 19:00 HORAS

O lançamento da edição 2014 da revista literária publicada pelo DN-SESC requer uma análise junto aos literatos pessoense, destacando a periodicidade de sua veiculação e compromisso com a realidade social, reafirmada este ano.

Jairo Cézar é professor e escritor e em sua carreira literária encontramos, livros publicados: “Escritos no Ônibus” vencedor no edital Novos Escritos (ano 2007/2008), foi um dos vencedores do IV Prêmio Canon de Poesia, concurso Nacional que teve mais de 3 mil poetas inscritos de todo país, e, apenas 50 selecionados. Em 2012, publicou “Rapunzel e outros poemas da infância”, em 2014 lançou “Augusto dos Anjos em quadrinhos”.

Dia 19 – "POESIA MARGINAL E ATUAIS DESDOBRAMENTOS” COM AMADOR RIBEIRO. LOCAL: AUDITÓRIO – 20:00 HORAS

A palestra propõe uma análise da poesia produzida nos anos 70, 80, 2000 e 2010.

Amador Ribeiro Neto é professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Semiótica pela PUC-SP.

• OFICINAS

Dia 15 – "CONTE UM CONTO" COM THAIS DALLAGNOL. LOCAL: AUDITÓRIO – 16H ÀS 18H

Contar histórias aparece como uma oportunidade de interação em grupo, transmissão de conhecimento e principalmente, atividade de lazer. A ministrante pretende oferecer uma abordagem inovadora para uma atividade muito difundida.

O currículo de Thais Dallagnol inclui, formação em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialização em Psicopedagogia na Faculdade Integrada de Patos (FIP). E trabalhos como Atriz.

Dias 16, 17 E 18/09 "DESENHO PARA LIVROS DE LITERATURA" COM IZAAC BRITO. LOCAL: SALA DE ENSAIO – 16H ÀS 18H

Uma exploração do panorama atual da ilustração e explorar esse universo como linguagem narrativa, por meio da discussão de textos e análise de imagens e de livros, além da criação de ilustrações.

Izaac Brito é pós Graduando em Criação Multimídia, formado em Marketing e Propaganda e estudante de Comunicação em Mídias Digitais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trabalha com ilustração e criação de personagens. Professor de cursos de desenho, histórias em quadrinhos e modelagem/escultura.

Dia 18 – "LEITURA DE POESIA EM SALA DE AULA" COM ROMOALDO BATISTAS. LOCAL: AUDITÓRIO – 14H ÀS 16H

A aparente dificuldade de compreensão da poesia dificulta a popularização do gênero, então o ministrante propõe uma forma de olhar a poesia sem a necessidade de análise teórica aprofundada, mostrando ao aluno que ela pode ser simplesmente sentida.

Romoaldo Batista é um artista multimídia. Formado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de professor de literatura, trabalha com música, pintura, escultura, entre outras artes. Atualmente ministra oficinas em escolas públicas voltadas à formação de novos artistas paraibanos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //