Paraíba

Obras da Transposição recomeçam por Monteiro; ordem de serviço é assinada hoje

transposição


19/07/2013

Deverá acontecer ainda nesta sexta-feira, 19, a assinatura da Ordem de Serviço – OS da Meta 3L, que corresponde ao último lote dos trechos licitados da transposição das águas do rio São Francisco. A informação foi confirmada pelo senador Vital do Rêgo (PMDB), que é o presidente da Comissão Especial Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco – CTESFRANCISCO, e confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional.

O parlamentar foi ao Ministério para se certificar de que as obras na Meta 3L não iriam atrasar e recebeu a garantia dos técnicos de que a OS ficará pronta para assinatura ainda hoje. Segundo ele, com a assinatura as obras serão retomadas na próxima semana. “As obras serão retomadas a partir de Monteiro, conforme entendimento na Audiência Pública que realizamos lá, com a presença do Ministro Fernando Bezerra”, lembrou.

Ele disse que o Ministério da Integração optou por fazer a assinatura protocolar, no próprio gabinete do Ministro – e não no canteiro de obras, em Monteiro – para dar maior celeridade à retomada das obras. “A Meta 3L corresponde ao último lote que estavam com as obras ainda paradas. Com a assinatura e consequente retomada das obras, todos os lotes passam a ter gente trabalhando”, disse o Senador paraibano.

Vital lembrou que técnicos do Ministério da Integração já vistoriaram os eixos Norte e Leste, começando pela região polarizada pela cidade de Serra Talhada, em Pernambuco, e depois na região de Monteiro, para certificar a expedição da ordem de serviço. “Com a retomada, teremos todos os trechos da transposição com obras em pleno andamento, com mais de 6.900 homens trabalhando”, afirmou.

O Senador explicou que, nesta nova fase da transposição de águas do São Francisco, o Ministério da Integração Nacional adotou uma nova nomenclatura para os trechos da obra. “A Meta 3L coresponde ao terceiro lote, ou terceira meta, do Eixo Leste. Temos, ainda, a primeira e a segunda metas do eixo leste e mais três metas do eixo norte”.

Recuperação de Açudes

Vital lembrou que, recentemente, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs abriu licitação para a elaboração dos projetos de recuperação dos açudes que receberão as águas da Transposição do São Francisco. Segundo Vital, um passo importante para a consolidação do projeto de transposição.

“Com a licitação o governo inicia a etapa da recuperação dos açudes que vão receber as águas do São Francisco. É um passo importante, considerando que, na Paraíba, por exemplo, até agora o Governo do Estado nada fez para recuperação dos mananciais e preparação para receber estas águas”, afirmou Vital do Rêgo.

Os investimentos somam R$ 23.201.064,64. Da Paraíba, serão beneficiados os açudes Epitácio Pessoa e Poções no Eixo Leste e Engenheiro Ávidos, São Gonçalo e Sistema Coremas-Mãe D’Água no Eixo Norte; além de mais dois que foram incluídos no edital: Acauã e Lagoa do Arroz.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //