Notícias

Número de infectados por coronavírus passa de 700 mil no mundo: mortos são mais de 33 mil

Ao menos 715.204 casos de infecção, incluindo 33.568 mortes, foram registrados em 183 países e territórios.


30/03/2020

Imagem meramente ilustrativa

Agence France-Presse

Mais de 700 mil casos do novo coronavírus foram oficialmente declarados no mundo desde o início da pandemia, segundo um balanço da AFP estabelecido nesta segunda-feira (30).

Ao menos 715.204 casos de infecção, incluindo 33.568 mortes, foram registrados em 183 países e territórios, especialmente nos Estados Unidos (143.025 casos, 2.514 mortos), Itália (97.689), país com mais vítimas fatais (10.779), e China (81.470 casos, 3.304 mortos), berço do contágio.

O número de casos diagnosticados positivos, no entanto, reflete apenas uma parte do total do contágios devido às políticas díspares dos diferentes países para detectar os casos. Em algumas nações, apenas pessoas com necessidade de internação são testadas para Covid-19.

Agência americana dá autorização limitada a remédios contra a malária para tratar coronavírus

A ‘Food and Drug Administration’ (FDA), agência que regulamenta os medicamentos nos Estados Unidos (FDA), autorizou o uso limitado em caráter de emergência de dois medicamentos contra a malária, que o presidente Donald Trump elogiou em discursos, para tratar o coronavírus.

Em um comunicado publicado no domingo à noite, o Departamento de Saúde e Srviços Humanos dos Estados Unidos cita doações recentes de remédios a um estoque nacional, incluindo a cloroquina e a hidroxicloroquina, ambas estudadas como potenciais tratamentos para a COVID-19.

O documento afirma que a FDA permitiu que “sejam distribuídos e prescritos pelos médicos para pacientes adolescentes e adultos hospitalizados com COVID-19, de maneira apropriada, quando um ensaio clínico não está disponível ou é viável”.

LEIA MAIS: Trump volta atrás e pede que população fique em casa

Trump disse na semana passada que os dois medicamentos poderiam ser um “presente de Deus”, mas os cientistas alertaram para os perigos de exagerar os tratamentos que não foram comprovados.

Na Espanha

A Espanha registrou 812 novas mortes por complicações provocada pelo novo coronavírus nas 24 horas e o balanço de mortes supera 7,3 mil no país, informou nesta segunda-feira (30) o Ministério da Saúde local. O número de mortes entre domingo (29) e esta segunda é inferior ao número recorde de 838 registrado no balanço anterior. No mundo, o número de infectados chega aos 724 mil infectados e contabiliza mais de 34 mil mortes.

E o avanço da doença em território espanhol chegou às autoridades de saúde. São quase 12.300 profissionais da área infectados com o novo coronavírus. Fernando Simon, chefe de emergência de saúde no país, foi diagnosticado com Covid-19 e precisará ficar em isolamento.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.