Entretenimento

Núcleo de Arte Contemporânea expõe desenhos de Hermano José em João Pessoa


13/12/2019



Portal WSCOM

O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ/UFPB), o Núcleo de Arte Contemporânea (NAC/UFPB) e o INSS Cultural realizam na próxima quinta-feira (19) o lançamento da exposição “Desvelo”, do artista visual Hermano José, falecido em 2015 aos 92 anos. O evento ocorrerá partir das 16h30, no NAC (Rua das Trincheiras, 275, Centro), com entrada gratuita. Após o lançamento, a exposição segue em cartaz até o dia 30 de janeiro de 2020, com visitações de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

“Desvelo” reúne 65 desenhos até então inéditos, dedicados ao estudo da anatomia humana e ao nu artístico masculino. Esta série foi produzida entre 1949 e 1988 e transita por diversas fases artísticas e momentos distintos da vida de Hermano José.  Reconhecido por sua extensa produção de pinturas em telas e gravuras, esta é mais uma faceta do artista que se apresenta ao público, evidenciando a pluralidade de seu trabalho, entre uma ampla diversidade de técnicas e temas por ele abordados ao longo da vida. 

A exposição demonstra a pluralidade do trabalho de Hermano José, trazendo desenhos elaborados a carvão, lápis, marcadores e pastel, com estilo preciso, mas também por meio de traços experimentais e efêmeros. Inventivo, poético, rigoroso e sensível, o traço de Hermano José eternizou o corpo, fazendo dele seu substrato criativo e tornando-o contemporâneo, independente da época. 

Com larga presença nas mais consolidadas escolas artísticas, a imagem do nu permanece atual e exigente. E é o que se revela em “Desvelo”, mostrando uma larga trajetória em que o nu artístico tornou-se parte do próprio adensamento poético e estético do artista, que foi capaz de captar com profundidade e singularidade o que há de mais essencial.

A curadoria coletiva é assinada por Fabiane Basto, Maria Costa, Mariana Lira, Mayara Ismael, Roberto Farias e Ronielli Victor, sob coordenação de Alexandre Santos, gestor do Museu Casa de Cultura Hermano José, ligado à Universidade Federal da Paraíba. A exposição é resultado do projeto de Extensão universitária desenvolvido no Museu, que este ano teve apoio do Programa de Bolsas de Extensão (Probex).

Fruto da investigação desenvolvida pela equipe no acervo doado pelo artista à UFPB em 2015, a exposição demonstra que este é um dos temas sobre o qual Hermano José deteve-se mais longamente, possuindo centenas de desenhos produzidos em variadas épocas, Em “Desvelo”, reúne-se uma amostra representativa desta produção até então guardada, reservada, que agora encontra-se com o público para uma intensa imersão no universo poético do artista, através de seu olhar sobre o corpo masculino desnudo, desvelado.

  



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //