Saúde

Nova fábrica de insulina na Paraíba deve resolver problema nacional de abastecimento


28/08/2023

Portal WSCOM

A instalação da fábrica para a produção de insulina no município de Caaporã, no Litoral Sul do estado, deve ser a solução para o problema de abastecimento de insulina sofrido pelo Brasil, segundo o governador João Azevêdo.

“Esse é um investimento muito importante pelo momento que o país vive com relação ao abastecimento de insulina e estamos trazendo não só uma solução para a Paraíba, mas para o Brasil. Teremos reunião com a Anvisa nos próximos dias e esperamos que as licenças saiam até outubro. Então, estamos falando não apenas de mais uma unidade fabril e de emprego e renda, que são muito importantes, mas de uma resolução de uma demanda do país a partir do nosso estado”, frisou.

Leia mais: Fábrica chinesa na Paraíba terá foco na produção de insulina; instalação deve ocorrer em um ano

Joao Azevêdo também evidenciou as potencialidades econômicas do estado e a capacidade de atração de novos investimentos. “A Paraíba está no centro do Nordeste, uma região que tem mercado acima de 50 milhões de consumidores, o que favorece a distribuição da nossa produção. Nós também somos reconhecidos pela eficiência fiscal, o que nos torna um ambiente seguro para o investidor que aqui chega e encontra um espaço econômico bastante seguro, além de nos destacarmos na geração de energias renováveis, tecnologia e agricultura”, sustentou.

O presidente do Conselho da Tonghua Dongbao Pharmaceutical, Peace Pingan Lau, destacou que a instalação do grupo chinês na Paraíba representa um marco para a política de expansão internacional da empresa. “A Paraíba é um estado que escolhemos a dedo. Nós sabemos da potencialidade e da localização estratégica do estado, que é compatível com a nossa fábrica na China, e com a chegada desse produto, o Brasil terá a mesma produção iniciada no nosso país alguns anos atrás. Tenho certeza de que vamos construir na Paraíba o sucesso que tivemos na China”, pontuou.

Já nesta terça-feira (29), representantes da Tonghua Dongbao Pharmaceutical e uma empresa de consultoria chinesa visitam o Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba (Lifesa), unidade pertencente à rede estadual de saúde, que auxiliará na instalação da empresa no estado.

A Tonghua Dongbao Pharmaceutical é uma empresa chinesa situada na Dongbao New Village, Tonghua County, Tonghua City – Jilin Province, que tem uma sólida reputação como fabricante de produtos farmacêuticos, com pontos fortes em pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção e comercialização de produtos farmacêuticos, particularmente medicamentos de patente chinesa, medicamentos químicos e produtos biológicos.

A empresa farmacêutica distribui medicamentos para mais de 10 mil hospitais municipais. O grupo já tratou mais de 6,5 milhões de pessoas em 20 anos e exporta seus produtos para Polônia, Geórgia e Bangladesh, além de outros países europeus e asiáticos.

Também participaram da reunião os representantes Tonghua Dongbao Pharmaceutical Victoria Jing Xu (CEO); Lennox Lewis (diretor e representante chefe da América do Sul); e Chunsheng Leng (presidente do Conselho e Gerente Geral).

O vice-governador Lucas Ribeiro; a senadora Daniella Ribeiro; o deputado federal Wilson Santiago; o deputado estadual Felipe Leitão; o prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro; além de auxiliares do Governo do Estado, dentre eles, Gilmar Martins (secretário de Planejamento); Marialvo Laureano (secretário da Fazenda); Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos); Jonhy Bezerra (secretário da Saúde); Cláudio Furtado (secretário da Ciência e Tecnologia); Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional); Rômulo Polari (presidente da Cinep); Luciano Piquet (presidente do Lifesa); e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) estiveram presentes.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.