O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público da Paraíba elegeu, por aclamação, o procurador de Justiça José Guilherme Soares Lemos para o cargo de corregedor-geral da instituição no biênio 2026-2028. A escolha ocorreu na manhã desta segunda-feira (27), durante sessão realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa. O novo corregedor será empossado no dia 8 de junho.
Sessão contou com presença de todo o colegiado
A sessão foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, e secretariada pela procuradora Kátia Rejane Lucena. Todos os integrantes do colegiado participaram da reunião.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Na ocasião, também foram recepcionados quatro novos procuradores de Justiça recém-empossados: Flávio Wanderley da Nóbrega Cabral de Vasconcellos, Arlan Costa Barbosa, Manoel Cacimiro Neto e Carlos Romero Lauria Paulo Neto.
Retirada de candidatura marcou eleição
Além de José Guilherme Lemos, o procurador Herbert Douglas Targino havia se inscrito para o cargo, mas retirou sua candidatura durante a sessão, em nome da unidade institucional. O gesto foi elogiado pelos integrantes do colegiado.
Compromisso com a instituição
Após a aclamação, Lemos agradeceu aos membros do colégio e destacou o compromisso com o fortalecimento da instituição. Segundo ele, a Corregedoria atuará no acompanhamento e orientação dos membros do Ministério Público, além da realização de atividades correicionais quando necessário.
O procurador também afirmou que pretende trabalhar de forma integrada com os órgãos da administração superior, incluindo a Procuradoria-Geral de Justiça, o Conselho Superior do Ministério Público e o próprio Colégio de Procuradores.
Reconhecimento à gestão atual
Durante a sessão, Leonardo Quintans parabenizou o novo corregedor e destacou o trabalho do atual ocupante do cargo, Antônio Francisco Sarmento. Ele ressaltou a atuação baseada em diálogo e equilíbrio na condução da Corregedoria.
Sarmento, por sua vez, atribuiu os resultados da gestão à atuação coletiva da equipe e mencionou a colaboração de membros e servidores ao longo do período. Ele também se colocou à disposição para colaborar no processo de transição.
Eventos e reconhecimento ao Gaeco
Nos comunicados finais, o procurador-geral destacou a realização do workshop “Guardiões Digitais: Protegendo Crianças e Adolescentes na Era das Telas”, ocorrido nesta segunda-feira, em João Pessoa.
Também foi anunciada a “Capacitação Eleitoral 2026 – Atuação Prática e Combate à Desinformação”, prevista para a próxima quinta-feira (30), com participação de promotores e juízes eleitorais.
Ao final da sessão, o colegiado aprovou voto de aplauso aos membros e servidores do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado pelo trabalho no combate à criminalidade.
Próximos passos
José Guilherme Lemos assumirá oficialmente o cargo de corregedor-geral em junho, dando início ao novo ciclo de gestão na Corregedoria do MPPB para o biênio 2026-2028.