Nesta quarta-feira (18) os católicos celebram a Quarta-feira de Cinzas, com missas por toda a cidade de João Pessoa e pelas paróquias do estado. A Arquidiocese da Paraíba oferta uma programação especial de celebrações neste dia que marca o início da Quaresma, período em que os fiéis vivenciam penitências e buscam reforçar suas orações ao longo de quarenta dias.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Além das missas com o rito da imposição das cinzas, também ocorre nesta quarrta-feira a missa de Abertura da Campanha da Fraternidade na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa. Às 18h, a celebração será presidida pelo arcebispo metropolita da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson, OFMCap.
Com o tema “Fraternidade e Moradia” a Campanha da Fraternidade 2026 tem como lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14) e convida comunidades, pastorais e grupos a refletirem sobre a dignidade da moradia como direito fundamental, iluminando a vivência da fé e da solidariedade.
Quaresma
Segundo a Igreja Católica, a Quaresma é “um retiro espiritual de 40 dias proposto anualmente para quem os fiéis preparem os corações para a Páscoa. Como a Páscoa é a maior solenidade do cristianismo, preparar-se bem significa dar maior honra ao mistério da Ressurreição”.
Neste ano, por meio das redes sociais, o Vaticano propôs sete práticas para ajudar os fiéis católicos na preparação deste tempo penitencial:
1️⃣ Jejum de Alimento: escolha algo de que você realmente goste (doces, refrigerante, pizza) e retire durante toda a Quaresma (aquilo que realmente lhe fará falta).
2️⃣ Oração: acrescente uma oração a mais à sua rotina. Pode ser o Terço, a Via-Sacra ou 30 minutos de Adoração Eucarística. O importante é a constância!
3️⃣ Esmola e Caridade: saia de si mesmo. Doe o que economizou nos lanches ou dedique tempo a quem precisa. A caridade vence a indiferença.
4️⃣ Leitura Espiritual: ilumine sua mente! Leia a vida de um santo ou um livro da Bíblia (como os Evangelhos, o Êxodo ou o Deuteronômio).
5️⃣ Vício a Combater: identifique sua maior fraqueza (ira, fofoca, preguiça) e pratique a virtude oposta. Se o vício é reclamar, a meta é louvar!
6️⃣ Mortificação: abra mão de algo lícito e prazeroso. Pode ser o uso do WhatsApp por um tempo, das redes sociais ou até dormir sem travesseiro. Robusteça sua vontade.
7️⃣ Confissão: busque o Sacramento da Penitência. Faça um bom exame de consciência e reconcilie-se profundamente com Deus.