Paraíba reduz abandono escolar para 3,9% e melhora indicadores do ensino médio, aponta Censo Escolar

escola computador internet sala de aula
Foto: Layo Stambassi/MCom

 A rede pública de ensino da Paraíba registrou queda nas taxas de abandono, reprovação e atraso escolar entre 2022 e 2025, segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os indicadores apontam maior permanência dos estudantes no ensino médio e redução da evasão escolar no estado.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

 De acordo com o levantamento, a taxa de abandono escolar no ensino médio da rede pública paraibana caiu de 10,6% em 2022 para 3,9% em 2025. No mesmo período, a reprovação passou de 6,7% para 2,8%, enquanto a distorção idade-série,  indicador que mede o atraso escolar, foi reduzida de 30,5% para 26,1%.

Os dados fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizada pelo Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e refletem avanços na permanência dos estudantes e na conclusão da educação básica.

Na Paraíba, o programa Pé-de-Meia, criado em 2024 para incentivar a permanência de alunos no ensino médio, já beneficia 193.557 estudantes. Desse total, 51,2% são mulheres e 48,8% são homens.

No cenário nacional, os indicadores também apresentaram melhora. Entre 2022 e 2025, a taxa de reprovação no ensino médio público caiu 62%, enquanto o abandono escolar recuou 61% e a distorção idade-série foi reduzida em 28%. Já a taxa de aprovação aumentou 11% no período.

Segundo o ministro da Educação, Leonardo Barchini, os resultados refletem o impacto de políticas públicas voltadas à permanência e ao aprendizado dos estudantes.

“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado. O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica”, afirmou.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou outro indicador inédito produzido pelo instituto: a redução de 28% na taxa de estudantes que deixaram de retornar ao ensino médio entre 2022 e 2025.

Segundo ele, caso esse índice tivesse permanecido no patamar registrado em 2022, o país teria cerca de 250 mil estudantes a menos matriculados no ensino médio em 2025.

Outro dado citado pelo MEC é o aumento de 46% nas inscrições de concluintes de escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2022 e 2025.

Os resultados também acompanham a tendência observada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com o levantamento, a taxa de frequência escolar líquida entre jovens de 15 a 17 anos subiu de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, maior percentual da série histórica iniciada em 2016.

Com isso, a proporção de jovens dessa faixa etária fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em apenas um ano.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso