Xadrez de luto: Morre em João Pessoa, Chiquinho Cavalcanti, melhor enxadrista; família ainda define velório

Imagem Substituída

Luto no xadrez paraibano com a morte nesta segunda-feira no Hospital da Unimed de
Francisco Cavalcanti, também conhecido como Chiquinho do Xadrez, considerado um dos maiores nomes da história do xadrez paraibano. A família avalia e anuncia em instantes onde será o velório e cremação.

Mestre em xadrez, diplomado pela Internacional Fide, professor nas escolas públicas, autor do livro “Xadrez para todos”, Francisco de Assis Cavalcanti é um nome nacionalmente conhecido.

ESCOLA EM MIRAMAR

No dia 5 de novembro, Chiquinho do Xadrez, como é conhecido, abriu a Escola de Xadrez do Miramar, em João Pessoa, e um Clube do Xadrez na Praça Hilda Lucena, onde crianças, jovens e adultos praticarão os raciocínios do xadrez.

Chiquinho Cavalcanti nasceu em Itabaiana, no Alto dos Currais, tendo se mudado para João Pessoa em 1970. Estudou no Colégio Pio XII, onde sagrou-se campeão aos nove anos, partindo daí sua carreira enxadrística, ganhando vários jogos estudantis pelo país afora. Terminou sendo campeão em certame internacional em Nice, na França.

INFLUÊNCIA DO IRMÃO

Ele costumava dizer que aos 9 anos quando seu irmão Damião Ramos Cavalcanti voltava de Roma , trouxe um xadrez e Chiquinho aprendeu a jogar somente observando as partidas.

Logo tornou-se o maior e campeão nos jogos escolares, e com permanente plateia na Sede do Clube Cabo Branco. Tornou-se Mestre em Xadrez, com jogadas inéditas publicadas internacionalmente por revistas de xadrez. Ele tinha memória extraordinária.

Chiquinho do Xadrez

Chiquinho do Xadrez

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo