DNIT inicia reconstrução da ponte sobre o Rio Piaba, na BR-104/PB

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As obras de reabilitação estrutural da ponte sobre o Rio Piaba, localizada entre os municípios de Santa Rosa e Remígio, foram iniciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). O Governo Federal está investindo cerca de R$ 2,5 milhões na reestruturação que visa facilitar o deslocamento na região do Agreste Paraibano.

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A intervenção faz parte do projeto de execução das obras de reabilitação da Obra de Arte Especial (OAE), no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). Com obras iniciadas em fevereiro, as melhorias englobam os serviços na infra, meso e superestrutura da ponte, além de serviços complementares, que objetivam recuperar e adequar as condições funcionais e de segurança da estrutura.

Atualmente as equipes da autarquia trabalham na armação de vigas e construção de muro de contenção. O novo tabuleiro da ponte manterá seu eixo original e adequará a plataforma ao padrão atual da norma. A seção transversal proposta para o alargamento tem 10,80 metros de largura, apresentando faixa de rolamento: 3,50 metros, em ambos os lados; faixa de segurança: 1,50 metro, em ambos os lados; barreira New Jersey: 0,40 metro, em ambos os lados. O trânsito segue pelo desvio lateral até a conclusão das obras.

Mais investimentos – No estado da Paraíba, além dos serviços em andamento na Ponte sobre o Rio Piaba, o DNIT segue em fase de aprovação de projeto de intervenções em mais três OAEs localizadas nas rodovias BR-230/PB (Ponte sobre o Rio Cajá e Ponte sobre o Rio Patu) e BR-361/PB (Ponte sobre o Rio Piancó). O investimento previsto para a execução plena das obras de reabilitação das quatro estruturas é de aproximadamente R$ 18 milhões.

PROARTE – O programa é responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em OAEs (pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção), que integram a malha rodoviária federal em todo o país. Desenvolvido pela Coordenação-Geral de Manutenção e Restauração Rodoviária (CGMRR), o programa prevê intervenções nas OAEs por meio da avaliação dos critérios técnicos estabelecidos no Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR).

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