Ministro Paulo Teixeira anuncia desapropriação de fazenda de onde surgiram as Ligas Camponesas na Paraíba

Imagem Substituída

Área histórica para os movimentos do campo será transformada em assentamento Elizabeth Teixeira

Afonso Bezerra

Brasil de Fato | Sapé – PB |

Ministro Paulo Teixeira participa de coletiva de imprensa ao lado de Elizabeth Teixeira, em Sapé, na Paraíba – Afonso Bezerra

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou neste sábado (15), durante evento no Memorial das Ligas e das Lutas Camponesas, em Sapé, na Paraíba, a desapropriação da Fazenda Antas. O local é um marco na história da luta camponesa no Brasil, onde surgiu a Liga Camponesa paraibana e onde um de seus principais líderes, João Pedro Teixeira, foi assassinado em abril de 1962.

“O Incra já está com o dinheiro e finalizando todo o processo de compra da Fazenda Antas”, garantiu o ministro. Segundo o presidente do Incra, César Aldrighi, a aquisição da fazenda faz parte de um pacote de 20 propriedades adquiridas pelo governo federal no final de 2024, com um investimento de R$ 350 milhões. “O dinheiro foi empenhado em dezembro e o processo está em tramitação no cartório para que possamos criar o assentamento”, explicou.

A desapropriação atende a uma das principais reivindicações das famílias camponesas da região e de movimentos populares. Cerca de 30 famílias serão assentadas no local, que será nomeado Assentamento Elizabeth Teixeira, em homenagem à histórica lutadora pela reforma agrária e viúva de João Pedro Teixeira. A medida do Incra também deve contemplar as estruturas do Memorial das Ligas e das Lutas Camponesas.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo