Bomba da Transposição passa por reparo em SP e atrasa chega de água em Boqueirão

Imagem Substituída

O procurador de Justiça do estado da Paraíba e membro do Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba, do Ministério Público Estadual (MPPB), Herbert Targino, revelou, na tarde desta segunda-feira (13), que a Estação Elevatória (EBV-6), que joga água de Sertânia (PE) para o açude de Poções em Monteiro, no Cariri paraibano, está funcionando apenas com uma bomba, ou seja, metade da capacidade.

“Em vez de 9 metros cúbicos por segundo, só está chegando 4,5 metros cúbicos por segundo”, informou.

Segundo a assessoria do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o que aconteceu é que a bomba, antes da inauguração da Transposição da Paraíba, na quinta-feira (9), estaria trepidando e, por precaução, para evitar quebra do equipamento, ele foi levado para São Paulo onde passa por uma espécie de calibragem. A previsão é que a bomba volte do reparo no dia 20 de março.

Ainda segundo a assessoria do órgão, o cronograma não será tão atrasado porque os tubos a serem colocados em Camalaú e Poções, para as águas seguirem para Boqueirão, só serão efetivamente instalados após o retorno da segunda bomba.

Mesmo com a capacidade reduzida, o açude de Poções começou a se encher águas ontem, após a abertura de comportas em Sertânia.

A assessoria do Ministério da Integração Nacional confirmou o volume de 4,5 metros cúbicos por segundo, metade do que seria com as duas bombas, e afirmou que interrompimentos do funcionamento de uma das bombas podem acontecer para “ajustes previstos”.

Confira a nota da pasta:

O Ministério da Integração Nacional vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1) A sexta estação de bombeamento do Eixo Leste (EBV-6) do Projeto de Integração do Rio São Francisco, localizada em Sertânia (PE), está em funcionamento desde o dia 28 de fevereiro. A estrutura é composta por duas motobombas;

2) Hoje, a EBV-6 está operando com uma motobomba que possui capacidade para liberar uma vazão de 4,5 m3/s, o equivalente ao volume necessário para atender a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas e suficiente para que a água do rio São Francisco chegue ao reservatório Boqueirão;

3) Eventualmente, o funcionamento de uma das motobombas pode ser interrompido para ajustes previstos, uma vez que o processo de bombeamento foi iniciado há poucos dias.

Errata: diferente do que foi noticiado anteriormente, a assessoria do MPPB corrigiu a informação de que duas bombas teria quebrado. Na realidade, uma bomba teria sido removida da Estação, antes da inauguração da Transposição, para passar por manutenção em São Paulo.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo