PM detém 10 manifestantes e reforça policiamento no entorno da Câmara do Rio

Imagem Substituída

A Polícia Militar do Rio de Janeiro reforçou o policiamento no entorno da Câmara Municipal após deter dez manifestantes durante uma confusão do lado de fora do prédio no intervalo da primeira audiência da CPI dos Ônibus, nesta quinta-feira (22). Manifestantes contra e a favor à CPI trocaram agressões do lado de fora da Casa.

Os detidos foram encaminhados pelos policiais do 5º batalhão para a 5ª DP (Lapa). Até aproximadamente 15h, eles continuavam na delegacia, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil.

Dentro da Câmara, ao menos cem manifestantes ocuparam as galerias durante audiência que ouviu o atual secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, o ex-titular da pasta Alexandre Sansão e o presidente da comissão de licitação em 2010, Hélio Borges, que atualmente trabalha na CET-Rio, órgão subordinado à secretaria. A comissão investiga irregularidades na licitação das linhas de ônibus que operam na cidade, realizada em 2010.

Durante a audiência, uma mulher jogou um tênis no vereador Renato Moura (PTC), mas atingiu apenas a cadeira onde ele estava sentado. Ela foi retirada do local. As galerias da Câmara foram divididas entre manifestantes contrários aos membros escolhidos para a CPI de um lado e, do outro, eleitores do vereador Chiquinho Brazão (PMDB), presidente da comissão.

Apesar da desocupação da Casa, que estava tomada por manifestantes desde o dia 9, ainda há ativistas acampados do lado de fora da Câmara. Os manifestantes pedem, entre outras reivindicações, a anulação da reunião de instalação da CPI dos Ônibus e a realização de nova sessão para instalar a comissão “de forma legítima”.

Proposta pelo vereador Eliomar Coelho (PSOL), a CPI é presidida por Brazão e tem como relator o vereador Professor Uóston (PMDB). Além deles, compõem a comissão os vereadores Jorginho da SOS (PMDB) e Renato Moura (PTC). Os quatro últimos são da base governista e não assinaram o requerimento da CPI. Coelho não compareceu à sessão.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo