Paraíba

No dia Mundial da Saúde, Hospital da Unimed em JP comemora 14 anos

Aniversário


05/04/2013



O Hospital da Unimed João Pessoa tem esta data especial a lembrar como fomentador por que no Dia Mundial da Saúde também registra-se a marca da inauguração do Hospital a Capital paraibana. Há 14 anos, no dia 7 de abril de 1999, iniciava seu funcionamento o estabelecimento que chega a realizar 11 mil atendimentos mensais.  Quando o projeto de construção do Hospital ainda estava no papel, o objetivo de seus idealizadores era oferecer à população de João Pessoa um atendimento humanizado e de qualidade, sempre levando em consideração as necessidades sociais da comunidade.

Segundo a diretoria, desde então, a medicina da Paraíba entrou em uma nova fase, particularmente com a realização de procedimentos de alta complexidade.


Conforme expressa, Isso porque a instituição já possibilitou vários fatos inéditos na história da medicina da Paraíba, como a realização de transplantes de coração e de fígado, e um caso raro em todo o mundo: o nascimento de quíntuplos. Eles foram possíveis graças a uma estrutura de ponta e à presença de um corpo profissional assistencial qualificado, que prioriza, acima de tudo, a humanização no atendimento.


Referência em procedimentos de alta complexidade, atendimentos ambulatoriais e cirurgias, o Hospital Unimed JP contabilizou, ao longo desses 14 anos, mais de 1,5 milhão de atendimentos; cerca de 200 mil internações; 150 mil procedimentos cirúrgicos e 13 mil partos.


Em média, a instituição realiza mensalmente mil internações, 800 cirurgias, sendo 300 de alta complexidade e 120 partos naturais. Além disso, todo o mês é escolhido por 11 mil pessoas que precisam de atendimento de urgência e utilizam o Pronto Atendimento do Hospital.


A instituição comporta atualmente 230 leitos para atendimento geral; ampla ala de maternidade com 40 leitos no berçário; completo Centro de Terapia Intensiva (CTI), que inclui cinco UTIs: Neonatal, Pediátrica, Adulto, Pós-Operatória e Coronariana; Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI); moderno Centro Cirúrgico, que conta com a única Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (U.R.P.A.) da rede hospitalar privada paraibana; e mais de 1,3 mil profissionais. Tudo isso para oferecer o melhor atendimento possível aos clientes.


O resultado do trabalho ao longo desses anos foi o Certificado de Acreditação Hospitalar, nível 1, obtido em dezembro de 2010. A Organização Nacional de Acreditação (ONA), instituição responsável por conceder o certificado, avaliou todos os procedimentos do Hospital no que diz respeito à segurança do paciente e qualidade dos serviços prestados. O Hospital Unimed JP é o único da Paraíba com o título. A instituição também é vencedora, há dez anos consecutivos, do Prêmio Top of Mind.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde e o aniversário do Hospital, a Unimed JP está promovendo ações de Promoção da Saúde durante toda a amanhã deste domingo no Busto de Tamandaré, na Capital.

A partir das 7h, profissionais da Secretaria de Promoção da Saúde estão preparados para fazer aferição de pressão arterial e testes de glicemia nas pessoas que visitam o local (clientes e não clientes).
Enquanto realizam os exames, as pessoas podem apreciar um café da manhã saudável. No local, também haverá distribuição de materiais informativos sobre saúde e qualidade de vida.

O foco do Dia Mundial da Saúde este ano é um problema global que afeta mais de um em três adultos mundialmente: a hipertensão.

Isso porque a pressão alta eleva o risco de ataques cardíacos e de insuficiência renal. Se não controlado, o problema também pode causar cegueira, irregularidades nos batimentos cardíacos e insuficiência cardíaca.
O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //