Cinema

“Ninfomaníaca” sem censura vai ser exibido no Brasil; veja o que esperar

Polêmica


24/10/2014



 A versão sem cortes de "Ninfomaníaca", polêmico filme de Lars von Trier, será exibida pela primeira vez no Brasil nesta sexta-feira (24), como parte da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Dividido em duas partes, o longa conta a história da viciada em sexo Joe, interpretada por Stacy Martin na juventude e Charlotte Gainsbourg na fase adulta. No início do ano, "Ninfomaníaca" estreou no Brasil em versão censurada, que foi feita com o consentimento de Von Trier, mas sem seu envolvimento.

Os produtores disseram que o corte – que representa cerca de 90 minutos – buscou tornar o filme viável comercialmente. A estrutura não muda muito, mas a versão de Von Trier, que será exibida na Mostra (veja horários abaixo), tem diferenças marcantes. Veja:

Mais sexo

Na versão sem censura, grande parte das cenas de sexo são mais longas e têm mais closes. Um exemplo é a que mostra Joe fazendo sexo oral em um homem casado durante uma viagem de trem: na cópia censurada, na hora do clímax, vemos pouco além da expressão dele e de Joe limpando os lábios; na de Von Trier, a ejaculação é vista bem de perto. Da mesma forma, a sequência em que a Joe adulta participa de um ménage à trois mostra dupla penetração, o que não ocorria na outra versão.

Divulgação

Lars Von Trier na foto que deu início à campanha de marketing de ‘Ninfomaníaca’: ele mesmo, de boca fechada
Cena de aborto
A versão censurada não inclui o que pode ser a sequência mais gráfica e difícil de assistir de "Ninfomaníaca": um aborto que Joe faz em si mesma, usando instrumentos como uma agulha e um cabide. Quando o filme foi exibido no Festival de Veneza, muita gente saiu da sala.

Mais conversa

Nem todas as cenas cortadas eram de sexo ou visualmente chocantes. A versão sem cortes também dá bem mais espaço para personagens como o pai de Joe (Christian Slater) e a amiga dela, B. (Sophie Kennedy Clark). Alguns novos debates entre Joe e Seligman (Stellan Skarsgård) também aparecem, bem como maior quantidade de imagens de arquivo e desenhos para ilustrar as explicações dadas por ele.

Veja os horários de exibição de "Ninfomaníaca" na Mostra:

"Ninfomaníaca – Versão do Diretor" – Volume 1
– 24/10 (sexta), 23h50, no Cine Caixa Belas Artes
– 25/10 (sábado), 20h, no Cine Livraria Cultura
– 26/10 (domingo), 21h30, no Reserva Cultural
– 28/10 (terça), 21h30, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta

"Ninfomaníaca – Versão do Diretor" – Volume 2
– 25/10 (sábado), 22h45, no Cine Livraria Cultura
– 25/10 (sábado), 2h50, no Cine Caixa Belas Artes
– 27/10 (segunda), 20h30, no Reserva Cultural
– 29/10 (quarta), 20h30, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //