Saúde

Neurocirurgião alerta sobre os riscos e complicações da diabetes


04/07/2014

Segundo Dr. Américo, apesar de ser uma doença perigosa, se tratada da forma correta a diabetes pode não trazer complicações.

“A diabetes é uma doença perigosa porque ela traz problemas em praticamente todos os órgãos, principalmente nas extremidades. Quem tem diabetes e se trata, toma a medicação adequada, a chance de complicação é muito pequena porque a diabetes em si ela é muito
silenciosa, as complicações vem depois de anos sem um tratamento adequado”, esclarece.

Ainda de acordo com neurocirurgião, as pessoas deviam ter mais consciência sobre o tratamento e possíveis complicações em decorrência da diabetes.

“De uma forma geral se as pessoas fossem bem conscientes e controlassem a glicemia, elas não teriam uma maior consequência em decorrência da diabetes. Precisaria de uma politica pública mais adequada para que o cidadão procurasse entender e saber que diabetes é um problema que tem que tratar já que é pro resto da vida” declarou Dr. Américo.

Algumas complicações decorrentes da glicemia alta são perda de visão, alterações metabólicas e insuficiência renal, além da doença afetar os vasos cerebrais, cardíacos e renais.

O cérebro, o coração e rins, esses três órgãos principalmente sofrem muito quando a glicemia está elevada. O paciente tem que ter consciência da doença, porque muitas vezes a pessoa tem glicemia alta entre 150 e 200, e não está sentindo nada, mas gradativamente aquilo vai prejudicando os vasos das extremidades, terminações nervosas, e daí vem as consequências, isso inclusive reduziria os custos dos governos com o tratamento, porque é muito mais fácil você tratar uma pessoa no início da doença do que quando ela já teve outros problemas em decorrência dela” pontuou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //