Futebol

Na estreia de Mancini, Náutico bate o Serra por 2 a 1 e assume liderança

Pernambucano


07/02/2013

 A estreia do técnico Vágner Mancini no comando do Náutico não poderia ser mais perfeita. O Timbu venceu o Serra Talhada por 2 a 1, nos Aflitos, roubou a liderança do Campeonato Pernambucano do adversário e ainda se manteve como único invicto na competição. Com o resultado desta quarta-feira, a equipe alvirrubra foi a 13 pontos, um a mais que o time sertanejo, que agora ocupa a segunda colocação.

Mesmo com a ausência de Kieza, vetado pelo departamento médico, o ataque timbu funcionou. A vitória começou a ser construída por Elton, que abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo, numa cobrança de pênalti, enquanto Alex Costa empatou aos 41. Antes mesmo do primeiro minuto do segundo tempo, Elton marcou o segundo gol timbu, fechando o placar.

O Serra Talhada ainda terminou o jogo com dois jogadores a menos. Alex Costa foi expulso aos 22 minutos do segundo tempo por conta de uma entrada dura no atacante Rogério, enquanto o goleiro Carlos deixou o campo lesionado, já no final da partida. Como já havia feito as três substituições, o volante Enercino foi para o gol, mas não precisou fazer nenhuma defesa.

As duas equipes só voltam a campo agora na Quarta-feira de Cinzas por conta da parada do Campeonato Pernambucano durante o carnaval. O Náutico vai ao Sertão para enfrentar o Petrolina, no estádio Nildo Pereira. Já o Serra Talhada recebe o Pesqueira. As partidas válidas pela 7ª rodada do primeiro turno estão marcadas para as 20h.

Rogério comanda o primeiro tempo, mas Náutico vacila no final
Apoiado pela torcida, que começou a chegar aos Aflitos já com a bola rolando, o Náutico começou mostrando que queria roubar a liderança, tanto que teve o primeiro lance de perigo logo aos 5 minutos. Rogério recebeu belo passe de Marcos Vinícius e chutou cruzado na saída do goleiro Carlos, mas viu a bola sair pela linha de fundo.

Líder do campeonato até o início da rodada, o Serra Talhada mostrou que estava disposto a brigar pela posição e, dois minutos depois, também assustou o Timbu. Otacílio recebeu de Júnior Negão, na entrada da área, e obrigou o arqueiro alvirrubro, Felipe, a fazer uma bela defesa, mandando para escanteio. Na cobrança, Alex Costa subiu sozinho na pequena área e cabeceou, com perigo, para fora.

A resposta alvirrubra veio logo em seguida, aos 15 minutos. De fora da área, Elton aproveitou boa jogada de Martinez e Renato e chutou de bico tentando o ângulo do goleiro Carlos. E se ficou no quase, quatro minutos depois Elton tirou o grito de gol da garganta do torcedor do Náutico. Rogério foi derrubado por Alex Costa dentro da área e o árbitro marcou o pênalti. O atacante timbu foi para a cobrança e marcou seu primeiro gol na competição.

Principal jogador do Náutico no jogo até então, o atacante Rogério parecia onipresente no campo de ataque alvirrubro. O baixinho estava envolvido em todas as jogadas ofensivas. Renato e Marcos Vinícius receberam bolas açucaradas aos 25 e 26 minutos, mas desperdiçaram as chances.

Apesar da pressão alvirrubra, o Serra Talhada se manteve ligado no jogo e chegou ao empate aos 41 minutos. Kássio cobrou escanteio e a bola ficou viva na pequena área do Náutico. O zagueiro Alex Costa aproveitou a oportunidade para chutar com categoria, sem chances para o goleiro Felipe.

Elton volta com ‘pressa’ para o segundo tempo
A conversa de Mancini nos vestiários parece ter surtido efeito, pois o Náutico voltou a ficar na frente do Serra antes mesmo de completar o primeiro minuto do segundo tempo. Mais precisamente, aos 55 segundos, o meia Marcos Vinícius foi até a linha de fundo e cruzou com precisão para Elton. Ele ganhou do zagueiro e chutou rasteiro, marcando o segundo dele e do Timbu na partida.

Mais bem postado em campo, o Náutico não deu espaço para os sertanejos. Depois do gol de Elton, o Timbu priorizou a posse de bola, sem perder a objetividade. Tanto que aos 17 minutos o atacante Renato teve a chance de ampliar. Ele ganhou na dividida para Alex Costa, dentro da área, e chutou com muita força por cima do gol de Carlos.

O jogo ficou mais fácil para o Náutico aos 22 minutos, quando Alex Costa foi expulso após um carrinho violento no sempre perigoso Rogério. Aproveitando a superioridade numérica, o Timbu quase amplia dois minutos depois, quando Marcos Vinícius recebeu de Bruno Collaço e chutou para boa defesa de Carlos.

Autor dos dois gols da partida, Elton teve mais uma oportunidade para se consagrar aos 28 minutos. Ele recebeu de Elicarlos e chutou forte da entrada da área, mas viu a bola subir muito.

Na reta final do jogo, o técnico Vágner Mancini optou pela cautela e abriu mão do meia Marcos Vinícius e do atacante Elton para as entradas dos volantes Dadá e Marcos Paulo. Com isso, o ritmo do jogo caiu e o Náutico passou a administrar o resultado. Mas nem assim deixou de atacar. Aos 37 minutos, o zagueiro Luís Eduardo aproveitou cobrança de escanteio e carimbou a trave do Serra Talhada para fechar a noite. No final, o Serra Talhada perdeu o goleiro Carlos, lesionado. Como já havia feito as três substituições, o volante Enercino assumiu o gol, mas não precisou fazer nenhuma defesa no jogo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //