Futebol

Na estreia, Brasil vira para cima da Croácia; Neymar, Oscar e David Luiz brilha

Copa do Mundo


12/06/2014



Depois de uma bonita festa de abertura que contou com show ao vivo de Jennifer Lopez, Cláudia Leitte e Pitbull, Brasil e Croácia deram o pontapé inicial da Copa do Mundo 2014. A torcida canarinha lotou a Arena Itaquerão. Mais de 60 mil torcedores testemunharam a bola rolar no Brasil por uma Copa do Mundo, após 64 anos. Na hora do hino, mais uma vez a torcida cantou o fim do hino à capela, arrepiando os jogadores do Brasil.

Primeiro Tempo

O Brasil começou o jogo nervoso. A pressão de estar jogando em casa afetou os jogadores nos minutos inicais. A primeira grande chance do jogo foi da Cróacia: aos 6 minutos Modric passou para Perisic que cruzou e Olic cabeceou perto da meta de Júlio César.

Logo em breve, o susto se transformou em realidade. Aos 10 minutos Olic cruza da esquerda, Jelavic desvia, a bola bate em Marcelo e entra no fundo das redes para decepção da torcida. Brasil 0 x 1 Cróacia.

O Brasil sentiu o gol, foi para cima, mas não conseguia agredir. O time trocava passes, acuava a Croácia, porém não conseguia jogar verticalmente e se infiltrar na zaga dos croatas. A marcação do time de uniforme xadrez era impecável até o momento, não dava chances para o brasileiros.

A seleção brasileira só conseguiu se infiltrar na grande área da Croácia no minuto 20 do primeiro tempo, quando Paulinho fez boa jogada, passou pela zaga, mas chutou sem força para a defesa de Pletikosa. Dois minutos depois outra chance: Neymar fez boa jogada pela direita, foi ao limite do campo, a zaga cortou o cruzamento e na sobra Oscar arriscou de longe, obrigando Pletikosa a fazer boa defesa. O Brasil melhorava na partida.

Com muito mais posse de bola, o Brasil trocava passes pelo meio, mas sem muita objetividade. Neymar colocou a mão no rosto de um croata e foi amarelado aos 26 minutos. Dois minutos depois, o craque da seleção acertou um belo chute de fora da área, Pletikosa pulou atrasado e não conseguiu salvar, Brasil 1 x 1 Croácia.

A partir daí o Brasil se tranquilizou na partida, e tentou chegar ao ataque com mais paciência, porém a equipe sofria muito em se livrar da marcação dos croatas. O repertório da seleção era muito fraco até então. O paraibano Hulk teve uma oportunidade no finalzinho, quando em lance executado por Neymar, a bola sobrou para ele que isolou. Assim foi o primeiro tempo em São Paulo. Hulk fez um primeiro tempo apagado.

Segundo Tempo

O segundo tempo foi na mesma tônico do primeiro. O Brasil estava sem inspiração, não conseguia ser ofensivo na partida. A Croácia deixava o time do Brasil trocar passes no meio, mas a marcação era impecável e não permitia passes para Fred. As vezes que o Brasil conseguia avançar no campo eram pelas laterais.

A Croácia ameaçava nos contra-ataques. A zaga do Brasil não estava transmitindo muita segurança. O repertório da seleção canarinha era muito limitado, Felipão mudou a equipe para dar uma nova dinâmica. Hernanes entrou no lugar de Paulinho aos 18 minutos do segundo tempo. E quatro minutos depois Hulk, que ajudou muito na marcação, mas foi fraco no ataque deu lugar a Bernard.

Aos 23 minutos o Brasil teve a chance de virar: Fred, que estava desaparecido na partida, foi puxado na área e o juíz marcou um pênalti polêmico que indignou os croatas. Na cobrança, Neymar chutou e Pletikosa ainda pegou a bola, mas não conseguiu impedir a virada, Brasil 2 x 1 Croácia.

David Luiz quase marcou no minuto 30 do segundo tempo, quando concluiu cruzamento de Oscar e, de cabeça, quase ampliou. Nos 15 minutos finais a Croácia foi para cima do Brasil. A zaga do Brasil conseguia cortar os lances de perigo, mas a marcação do Brasil deixava muito a desejar, proporcionando espaços para os croatas.

Aos 40 minutos Modric arriscou de longe o obrigou Júlio César e fazer boa defesa. O finzinho de jogo foi de pressão da Croácia, que acuou o Brasil. Aos 44 do segundo tempo, Perisic chutou da entrada da área e Júlio César salvou.

Em jogada de contra-ataque, Oscar desceu pelo meio e chutou colocado de fora da área para definir o placar, Brasil 3 x 1 Croácia.

Pós jogo

Com o placar, o Brasil é líder provisório do Grupo A. Amanhã (13) México e Camarões encerram a rodada do grupo A com jogo na Arena das Dunas, em Natal, às 13 horas. Às 16 horas, pelo grupo B temos Espanha x Holanda na Arena Fonte Nova, em Salvador. E o dia de jogos se encerra com Chile x Austrália, na Arena Pantanal, no Mato Grosso, às 19 horas.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.