Música

Mostra do Sesc homenageia Totonho em show com presenças de Adilson e Gil de Rosa

MÚSICA BRASILEIRA


28/09/2013



Totonho, Adilson Medeiros e Gil de Rosa são os artistas confirmados para se apresentam na Mostra Sesc de Música Paraibana 2013 nos próximos dias 7, 8 e 9 de outubro, no Teatro Ednaldo do Egyto, em Manaira durante evento que confirma homenagem a Mostra do SESC ao cantor e compositor Totonho.

A mistura de ritmos nordestinos com batidas eletrônicas tentam definir o som alternativo de Totonho. Com sonoridade intensa, letras com conteúdo de cunho social e ironias ao sistema, o músico revela irreverência e humanismo tanto do seu lado artístico quanto em seus trabalhos comunitários.

Com uma carreira fomentada em um forte trabalho popular, formado em Arte e Educação na UFRJ, foi um dos fundadores do MusiClube da Paraíba – uma espécie de Escola de Produção e Cooperativa de Compositores – junto a à artistas como Chico César, Jarbas Mariz, Paulo Ró, Adeildo Vieira e Escurinho.

Ainda em João Pessoa, participou da criação do projeto Vivencia, da Escola Comunitária Margarida Maria Alves e coordenou a Frente Política dos Compositores Pessoenses, em solidariedade às invasões de terras em Camucim e Alagamar. Em 79, muda-se para o Rio de Janeiro, onde cria a ONG Ex-cola e a AfroReggae, além de dedicar 12 anos de sua vida a questões da infância e adolescência carioca junto a órgãos, ongs e diversas entidades.

Este ano, a Mostra Sesc de Música Paraibana homenageia o ilustre cantor e instrumentista Carlos Antonio Bezerra da Silva, o Totonho. O músico subirá ao palco do Teatro Ednaldo do Egypto, local do evento, no dia 8 de outubro, às 20 h, para receber a homenagem.

OUTROS ARTISTAS – Além de Totonho, se apresentará no palco Adilson Medeiros no dia 7 de outubro. Compositor e poeta de alma, floresce em sua música uma poesia bucólica que exalta as belezas da vida campestre e da natureza, tornando-o um artista de estilo próprio.

De xote, baião e forró Adilson entende muito bem, o seu repertório peculiar nos remete aos tempos de outrora, daquele menino do interior apaixonado pela vida simples e rural que carregava debaixo do braço o seu companheiro fiel, o violão. Outro grande artista também fará show especial na Mostra Sesc de Música Paraibana.

Já Gil de Rosa subirá ao palco no dia 9. Nascido em João Pessoa, Gilberto Nascimento teve sua carreira iniciada no ano de 1976, como vocalista e compositor do Grupo Ave Viola, junto com Dida Fialho, Firmino, Paulo e Jose Carlos dos Santos, onde realizaram vários shows e a gravação de um compacto simples com as participações de Zé Ramalho e Pedro Osmar.

O evento, realizado pelo Sesc Centro, tem o objetivo de incentivar a produção musical no estado, descobrir novos talentos, valorizar artistas locais e formar plateia para a música produzida na Paraíba. 18 composições de artistas paraibanos foram selecionadas para se apresentaram durante os três dias da mostra e compor um cd que será gravado posteriormente no SG Estúdio Digital.

O projeto acontecerá sempre às 20 horas, com entrada franca ao público. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3194 ou pelo site www.sescpb.com.br. Bruna Steinbach

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //