Paraíba

Morre Lady, elefanta que viveu na Bica de João Pessoa até 2019

Aos 52 anos, Lady foi eutanasiada no Santuário de Elefantes Brasil após grave crise de saúde.


16/05/2024

Elefanta Lady antes, quando vivia no circo, e depois, na foto da direita, no Santuário de Elefantes — Foto: Divulgação/Semob-JP/Santuário de Elefantes

Da Redação / Portal WSCOM

A elefanta Lady, que viveu no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa, até 2019, morreu na noite desta quarta-feira (15) no Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. A informação foi confirmada pelo SEB na manhã desta quinta-feira (16).

Lady foi transferida para o santuário em 2019, depois de constatações de que o ambiente na Bica não era adequado para seu bem-estar. Ela sofria de uma doença grave chamada osteomielite, uma infecção óssea que causa muita dor e não tem cura. Desde então, ela recebia tratamento intensivo, incluindo analgésicos três vezes ao dia.

A decisão de eutanasiar Lady foi tomada após ela se deitar e não demonstrar interesse em se levantar. Segundo o SEB, ela foi monitorada durante todo o dia anterior, recebendo cuidados constantes, mas sem mostrar sinais de melhora.

Lady, cuja idade estimada era de 52 anos, viveu os últimos quatro anos no santuário, onde estava em companhia de outras elefantas resgatadas de maus-tratos em circos e zoológicos. Com sua morte, o SEB agora abriga Maia, Rana, Mara, Bambi e Guillermina.

O SEB destacou que consultou especialistas de todo o mundo sobre os cuidados e tratamentos para Lady, utilizando medicina tradicional e terapias complementares, mas com sucesso limitado. A última crise de inflamação surgiu há seis meses, e apesar de uma pequena melhora inicial com o uso de remédios homeopáticos, a condição de Lady se deteriorou novamente.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.