Brasil

Morre Elias Maluco, assassino de jornalista da Globo; polícia investiga caso


23/09/2020

Elias Maluco, traficante que coordenou execução de Tim Lopes, jornalista da Globo, é encontrado morto em presídio (Imagem: Reprodução / Globo)

Morreu nessa terça-feira (22) o traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, condenado em 2005 pela morte do jornalista Tim Lopes, da Globo. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, investiga o caso. A Polícia Federal fará a perícia no local.

Elias ocupava uma cela, completamente isolado de outros presos, na Penitenciária Federal de Catanduvas, Paraná. Ele ingressou no regime penitenciário federal, considerado de segurança máxima, em janeiro de 2007. A família já foi informada do falecimento.

Sobre a condenação
Elias Maluco coordenou a ação dos traficantes que sequestraram, torturaram, “julgaram” e executaram Tim Lopes, repórter investigativo da Globo, em junho de 2002. Tim foi assassinado na favela da Vila Cruzeiro, enquanto colhia informações para uma reportagem sobre abuso de menores e tráfico de drogas em bailes funk.

No ano anterior, uma série produzida por Lopes, sobre a ação de traficantes a céu aberto, foi contemplada com os prêmios Esso de Telejornalismo e Líbero Badaró. Em destaque na matéria, a favela da Grota, a mesma em que o jornalista foi executado; os restos mortais dele, foram encontrados em um cemitério clandestino e reconhecidos, por DNA, dias após o crime.

Elias Maluco foi preso três meses após o ocorrido, também na favela da Grota, após uma denúncia anônima. Além da condenação pela morte de Tim Lopes – 28 anos e seis meses de prisão –, o traficante foi julgado, em 2013, por lavagem de dinheiro. Na ocasião, a mulher e a sogra dele também foram condenadas. Outros seis assassinos cumprem pena pela execução de Lopes.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //