Paraíba

“Morada do Sol” recebe os parabéns do senador Cássio Cunha Lima


24/10/2013

O senador Cássio Cunha Lima destacou que nesta quinta-feira o município de Patos completa 110 anos de fundação e se configura como a capital do sertão paraibano ao polarizar uma região que atende cerca de 500 mil habitantes. “Parabéns à Morada do Sol e ao seu povo pela construção da cidade que orgulha todos os paraibanos”.

Conforme o senador, o povo forte do sertão que fez e faz grande a “morada do sol” deve ser parabenizado por todos pela construção da bela cidade mesmo sob condições climáticas extremas “mas que não é suficiente para barrar o arrojo do povo patoense a partir da nítida evolução da cidade que eles construíram”.

Cássio declarou que tem uma grata satisfação ao ter contribuído para uma parcela desse desenvolvimento ao levar, no período em que foi governador do Estado, importante ações que beneficiam o povo patoense. Ele disse que uma das ações que mais o deixam satisfeito foi a possibilidade de ter levado um campus da Universidade Estadual da Paraíba para atender patoenses e demais paraibanos que moram na região polarizada por Patos. “Educação é certamente a obra mais estruturante que uma sociedade possa receber e levo com carinho o reconhecimento do trabalho feito”, declarou o senador.

Cássio Cunha Lima lembrou ainda as ações de saneamento básico, drenagem e pavimentações que elevaram consideravelmente o percentual de atendimento à população destas infraestruturas básicas. Segundo os dados oficiais, mais de 15 milhões de reais, em valores da época, foram investidos nestes itens. Aí incluso, todo o calçamento existente no bairro da Maternidade.

Na educação, alem da chegada da UEPB na cidade, foram priorizados os investimentos em reformas e ampliações de várias escolas que juntas somaram mais 2,8 milhões de reais em investimentos em melhorias tais como laboratórios de informática e aquisição de material didático.

No item saúde, o destaque foi para a reforma e ampliação da maternidade de Patos incluindo a construção do Banco de Leite, além da recuperação do hospital regional e do núcleo de saúde e da UTI do hospital infantil Noaldo Dantas, além da aquisição de uma UTI Móvel para o hospital regional.

Foi durante a gestão de Cássio que a PB-110 foi totalmente recuperada nos seus 37,2 Km com investimentos que somaram mais de 4,5 milhões de reais à época. Já os incentivos fiscais para a atração de novas empresas para Patos somaram quase 12 milhões de reais e a conclusão do agrocentro, localizado às margens da BR-230 resultou em investimentos de cerca de 1,4 milhões de reais que foram somados a quase um milhão de reais através de convênio com a cooperativa Campal.

Na agricultura, aliás, foram destaques as ações coordenadas pelo Projeto Cooperar a exemplo da execução de projetos de apicultura, caprinocultura, perfuração de poços artesianos e tubulares e construção de cisternas e nove passagens molhadas que resolveram definitivamente a acessibilidade em diversas áreas rurais do município, além da nacionalmente reconhecida ação em torno do algodão colorido, plantado principalmente em Patos e que projetou o estado nacionalmente com essa técnica revolucionária.

Na ação social, mais de 1500 famílias receberam diariamente leite e pão e estava em andamento a construção do restaurante popular do bairro do Jatobá. Na habitação, foram investidos quase 3 milhões de reais para a construção de unidades habitacionais além das quase 1500 famílias que receberam definitivamente os títulos de posse das suas residências, notadamente nos conjuntos Bivar Olinto, Mutirão e Noé Trajano

Somados e em valores históricos, os investimentos do governo Cássio Cunha Lima em Patos, somaram mais de 63 milhões em recursos aplicados diretamente no município. Cássio disse que sempre os recursos investidos sempre estarão aquém das necessidades das cidades paraibanas, porém ele destacou que durante o seu período de governo, Patos sempre foi um das prioridades por tudo o que a cidade representa no contexto administrativo do Estado e a importância da capital do sertão para toda a região por ela polarizada, incluindo ainda municípios de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, devido à sua localização privilegiada, no centro da Paraíba.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //