De 18 a 21 de setembro de 2025, as cidades de Sumé e Monteiro, no Cariri paraibano, recebem o II Encontro de Mulheridades do Circo no Nordeste, realizado pela Cotidiana Produções. O evento reunirá quinze artistas circenses em uma vivência imersiva que combina atividades formativas, apresentações públicas e ações comunitárias.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Foto: Rayra Retratista
O termo “mulheridades” reconhece múltiplas formas de ser e existir no mundo — mulheres cis, trans, travestis, pessoas não binárias e outras dissidências — afirmando o encontro como espaço de diversidade e de abertura a diferentes corpos e narrativas que atravessam a cena do circo contemporâneo.
Depois da primeira edição em 2024, realizada no Conde e em João Pessoa (PB), o encontro chega agora ao interior do estado, promovendo descentralização cultural, dinamização da economia local e aproximação entre circo, território e questões de gênero.
Programação aberta ao público
Todas as atividades são gratuitas, de classificação livre e contam com acessibilidade em Libras, kits de regulação sensorial e abafadores sonoros para pessoas neurodivergentes.

Foto: Rayra Retratista
20 de setembro (sábado) – Praça Central de Sumé
18h30 | Cortejo circense
19h30 | Espetáculo circense
21h | Show musical com o grupo As Sabiaras (forró e coco de roda)
21 de setembro (domingo) – Comunidade Santa Catarina, em Monteiro (Memorial Zabé da Loca)
10h | Espetáculo circense
11h | Show musical com As Sabiaras
A expectativa é reunir cerca de mil pessoas nos dois dias de apresentações.
Programação interna
As artistas participantes foram selecionadas por edital aberto, contemplando mulheridades com atuação, residência ou circulação pelo Nordeste. Durante os quatro dias, a programação interna reúne oficinas, rodas de conversa, vivências e cinema, criando um percurso contínuo de troca.

Foto: Rayra Retratista
Entre as atividades, destacam-se a oficina Bufonar, com Nyka Barros, e três rodas de conversa: Informação é poder, com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana da Paraíba; Tecendo Redes, conduzida por Fran Marinho; e Produção Independente, promovida pela Cotidiana Produções. Já as vivências oferecem experiências diversas, como Objetos em Movimento, de Heron Rana; pigmentação natural e uso de plantas medicinais, com Josi Caiano; Encontre o seu Mateus, proposta do grupo ViajArte; corte e colagem para divulgação de trabalhos, com Aninha; e Escrita e desbloqueio criativo, com Isa Fonseca (Driza). A programação se completa com a exibição do filme Cordelina, estrelado por Odília Nunes e dirigido pela Tronxo Filmes.
Território e memória
Além de fomentar redes entre artistas circenses, o encontro promove intercâmbio cultural e valoriza espaços simbólicos da região. No dia 21, toda a programação acontece no Memorial Zabé da Loca, dedicado à pifeira paraibana que se tornou referência da cultura popular do Cariri.
O II Encontro de Mulheridades do Circo no Nordeste é uma realização da Cotidiana Produções. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc da Paraíba e pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (PB), e conta com apoio da Prefeitura de Sumé, Prefeitura de Monteiro, Sebrae, Secretaria da Mulher e Diversidade Humana da PB, CISCO – Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental, Palhaço Bambam, além do apoio de comércios locais: Ideal Farma, Grupo Cariri – Energia Solar – Intelbras e Studio Fisio & Pilates da Dra. Denize Raposo – Fisioterapeuta.