Paraíba

Marcus Alves debate economia e cultura em homenagem ao centenário de Celso Furtado


02/08/2020

Marcus Alves, gestor da Funjope

Portal WSCOM



Nesta terça feira (4) o escritor e sociólogo Marcus Alves dará uma aula especial no curso livre Celso Furtado, promovido pelo Núcleo de Estudos Celso Furtado, da Universidade Federal da Paraíba. A intenção é homenagear o centenário do economista paraibano.

“Vou mostrar a relação entre cultura e economia a partir do olhar desse economista que nos deixou uma obra fértil para entendermos nossa própria época”, disse Marcus Alves, que é doutor sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) onde pesquisou a cultura no processo de integração da América Latina por meio do Mercosul.

Durante a aula Marcus deve indicar, a partir de obras do Hermano José e de críticos como Antonio Cândido, a tomada de consciência de artistas e escritores brasileiros sobre o tema do desenvolvimento e subdesenvolvimento – principal eixo de formação do pensamento de Celso Furtado.

“Será uma homenagem ao Centenário de Celso Furtado, mas também uma ocasião para mostrarmos como ele abriu um terreno fértil para articular a relação entre economia e cultura”, finalizou o escritor.

Ele comentou ainda que o pensamento de Celso Furtado tem uma força impressionante para construirmos saídas para algumas das nossos problemas contemporâneos marcados pela lógica da concentração de renda e com crescente exclusão dos grupos periféricos e de trabalhadores.

“O Brasil ainda não encontrou o seu caminho rumo ao desenvolvimento e ler Celso Furtado pode nos ajudar a entender o nosso rumo, os motivos de nosso atraso e o lugar da cultura nesse processo”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //