Artes

MAPP expõe seus acervos em CG

3 em 1


20/05/2014



O Museu Assis Chateaubriand (MAC-UEPB) abriu ao público a visitação à Exposição “3 em 1”, ”, exibindo os acervos do Museu de Arte Popular da Paraíba – MAPP, também conhecido como Museu dos Três Pandeiros.

Num clima de feira, com objetos diversos, organizados de forma livre, a exposição remontou de forma bela e singela a natureza da cultura paraibana em sua essência. Dividida em três abordagens – três olhares que se somam e homogeneízam como um – a exposição traz o artesanato nas panelas, esculturas, brinquedos e costuras, trazendo recordações e atestando a riqueza estética dos seus artesãos. Relembra ainda, a tradição oral, os poetas, cantadores repentistas, xilogravuristas, através da abordagem dos cordéis, com seus encantos e estórias. Por fim, traz o ritmo, o balançado e energia da nossa música através de seus ilustres representantes: Marinês, Sivuca, Rosil Cavalcanti, Genival Lacerda, Biliu de Campina, Jackson do Pandeiro, entre tantos outros músicos que deram o tom e fizeram história nesta terra.

Na ocasião, o Pró-Reitor de Cultura da UEPB, Francisco Pereira e Angelo Rafael, Diretor do MAC-UEPB, realizaram a abertura oficial do evento, fazendo uma explanação acerca da Arte Popular, apresentando uma primeira visão acerca da Exposição e acervos do Museu de Arte Popular da Paraíba – MAPP. Estiveram presentes, também, alunos do Timor Leste, que fazem parte do programa de Cooperação Internacional da UEPB.

A Exposição “3 em 1” permanece no Salão Temporário do Museu Assis Chateaubriand (MAC-UEPB), de 18 a 25 de Maio. Para tal ocasião, o MAC-UEPB abrirá excepcionalmente no domingo (18/05) e sábado e domingo (24 e 25/05).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //