Política

Manoel Junior participa de mobilização de médicos em Brasília

Apoio


04/07/2013



O deputado Manoel Junior (PMDb) participou na noite desta quarta-feira, 3, em Brasília, da mobilização nacional da categoria médica, que protestou contra o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS), o financiamento da saúde por parte do governo federal e a revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior.

Manoel Junior lembra que o SUS é o maior ‘plano de saúde’ existente no Brasil e que apesar de acumular avanços ao longo dos anos, muita coisa ainda precisa ser feita. “A categoria médica respeita e o defende o SUS, mas nas condições atuais, não é possível prestar um atendimento digno a população”, lamenta o parlamentar.

Segundo Manoel Junior, os profissionais levaram cartazes pedindo a melhoria nas estruturas de atendimento à população e a exigência do Revalida para médicos estrangeiros poderem atuar no país. “A manifestação foi pacífica e as reivindicações são mais que justas”.

Os médicos defendem melhor financiamento para a saúde, com um repasse de 10% da receita bruta da União à saúde pública e melhoria nas estruturas de atendimento à população. Querem também, carreira de estado para médicos que atendem no SUS e qualificação dos programas de Residência Médica; são contrários à imposição do serviço civil obrigatório para os médicos e contra a importação de médicos estrangeiros sem revalidação de diplomas com critérios claros e rigorosos; cobram a sanção da presidente Dilma Rousseff da Lei da Regulamentação da Profissão Médica (Lei do Ato Médico) sem vetos, conforme texto aprovado por unanimidade no Congresso Nacional.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //