Brasil & Mundo

Manifestantes colocam fogo no Palácio do Itamaraty e tentam invadir o prédio

Polícia reage


20/06/2013

Um grupo de manifestantes que participava do protesto em Brasília nesta quarta-feira (20) colocou fogo no Palácio do Itamaraty ao tentar invadir o prédio. O incêndio foi contido em seguida, mas eles ainda tentavam invadir o local. A polícia conseguiu controlar a situação usando bombas de gás, mas várias vidraças foram quebradas. O grupo chegou ao palácio depois que a polícia conseguiu dispersá-los da frente do Congresso por volta das 20h. Eles também tentavam invadir o prédio, como fizeram na última segunda-feira.

A manifestação “Acorda, Brasília” reuniu mais de 20 mil pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar. A PM do DF reforçou a segurança e destacou um efetivo de 3,5 mil homens para atuar no protesto, mas não havia reforço no Itamaraty. Com as bombas de gás e spray de pimenta, muitas pessoas que participavam pacificamente do protesto passaram mal na Praça dos Três Poderes.

Em frente ao Congresso, o iG observou um grupo que usava coletes para minimizar o impacto dos cacetetes da PM e portava mochilas com rojões e sinalizadores. Muitos se dizem anarcopunks.

‘Sou do rock e vim protestar’, diz manifestante.

Os manifestantes se concentraram em frente ao Congresso Nacional por volta das 17h30 e um grupo tentava furar novamente o bloqueio dos policiais para entrar no Congresso, como aconteceu na segunda-feira. Ontem, os organizadores do protesto se reuniram para definir uma pauta para o protesto de hoje. Eles decidiram marchar contra a PEC 37, que retira o poder de investigação do Ministério Público; pelo ‘Fora, Renan’, o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL); pela auditoria dos gastos da Copa do Mundo em 2014; e também pela saúde e educação.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //