Paraíba

Mais três cidades da Paraíba ganham tecnologia de fibra ótica

Fibra ótica


24/01/2013



 Uma boa notícia para os moradores das cidades de Lagoa Seca, Esperança e Remígio. Os três municípios serão incluídos no “Projeto Nacional de Fibra Ótica em Domicílio”, e contarão com uma moderna tecnologia de fibra ótica com potencial de transmissão de dados, vídeo e voz.

Desenvolvido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), em parceria com a DataConnection, cerca de 1.500 usuários serão beneficiados inicialmente. De acordo com Klemenson Leal, representante da DataConnection, a população poderá desfrutar de uma excelente banda larga em domicílio: “a fibra ótica, que é conhecida por sua capacidade de transportar grande quantidade de informações a uma velocidade inigualável e sem a interferência de eletricidade”.

As vantagens da conexão por fibra ótica são muitas, entre elas a segurança, maior estabilidade de sinal que outros tipos de conexões, velocidade de transmissão de dados que irão possibilitar downloads e uploads com uma maior velocidade.

Os usuários da região poderão ter a opção de escolher planos de cinco até 100 Megabytes de acesso. Aderindo ao plano de 30 Megabytes, será possível baixar um HD completo de 30 GB em cerca de 40 minutos, projetos de arquitetura, design ou engenharia de 5 Gb em cerca de sete minutos (o que duraria cerca de 10 horas em uma conexão de 2 Mb).

O “Projeto Nacional de Fibra Ótica em Domicílio” foi lançado ano passado, numa iniciativa da Anid, em parceria com a empresa chinesa Comba Telecom, uma das maiores fabricantes de equipamentos de redes óticas do mundo. “Até então, estávamos capacitando os provedores locais e fazendo os projetos, agora que chegou o recurso, a obra vai ser implantada”, ressaltou Percival Henriques, presidente da Anid.

"Segundo estudos do Banco Mundial, quando você chega com conectividade em uma cidade, você impacta em 10% no seu desenvolvimento local, porque muitos serviços passam a ser atendidos ali, além dos muitos empregos que são gerados com a própria implantação”, finalizou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //