Saúde
Mais cor, sabor e diversão para os pequenos pacientes no Hospital Pediátrico Unimed
23/04/2025

Da Redação
As crianças normalmente já são bastante seletivas para comer. Imagina quando estão doentes? E ainda mais em um hospital, longe do aconchego de casa! Mas, é possível driblar essa situação com cor, sabor e criatividade na preparação dos pratos. O Hospital Pediátrico Unimed, unidade própria de alta complexidade para assistência infantil, adota uma estratégia para alegrar as crianças, transformando o momento das refeições mais divertido.
No lanche, os sanduíches ganham uma decoração de um rosto sorridente na embalagem. As frutas ganham formato de animais, como tartaruga ou corujas, ou de carrinhos. Já no almoço, o arroz e macarrão também ganham forma e divertem a garotada. De acordo com a pediatra e gestora clínica do Hospital Pediátrico Unimed, Alexandrina Lopes, a estratégia dos pratos lúdicos reduz o estresse associado à hospitalização, além de estimular os sentidos a alimentação saudável nos pequenos.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
“Esse tipo de alimentação incentiva a aceitação de novos alimentos, tornando o momento da refeição uma experiência divertida e fazendo com que as crianças fiquem mais propensas a experimentar novos sabores. Pode ser também uma ferramenta valiosa para diminuir o estresse e ansiedade nas crianças, especialmente as que passam muito tempo internadas em ambientes críticos”, comentou a médica.
Todos os ingredientes que compõem os pratos distribuídos aos pacientes do Hospital Pediátrico da Unimed atendem às necessidades nutricionais e prescrição dietética dos pacientes. As refeições divertidas são oferecidas em dias alternados para continuar promovendo a reação “surpresa” nos pequenos. “Os pratos lúdicos não só auxiliam na alimentação das crianças internadas, mas também colaboram para um ambiente mais humano e acolhedor dentro do hospital, contribuindo para o bem-estar emocional, adesão ao tratamento e recuperação da saúde”, disse a nutricionista do hospital, Suênia Silva.
RETORNO POSITIVO
A pequena Melinda Rocha, de quatro anos, que está internada no Hospital Pediátrico Unimed, fica sempre animada e curiosa ao receber as refeições. Um momento de descontração para ela e para a mãe, Micaelly Rocha. “É uma iniciativa muito legal, porque no hospital, às vezes, a criança demonstra falta de apetite. Então, esse projeto ajuda muito a tornar os dias mais bonitos e as refeições mais atrativas”, disse Micaelly.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.