Política

Luiz Couto é escolhido relator da Subcomissão da Verdade


03/09/2013



O deputado Luiz Couto (PT-PB) vai ser o relator da Subcomissão de Memoria, Verdade e Justiça na Câmara Federal. Ele foi escolhido, no último dia 28, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

A subcomissão tem a função de acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade da Presidência da República, enviando documentos em poder da CCJC e encaminhando informações sobre eventuais casos de violações de direitos humanos de parlamentares e servidores da Câmara.

Luiz Couto agradeceu a indicação de seu nome como relator, parabenizou a deputada paraibana Luiza Erundina (PSB-SP), que presidirá a subcomissão – autora do requerimento que resultou na iniciativa – e o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que ficou como vice-presidente.

"Enfim, agradeço por confiar em minha pessoa na direção de relator desses trabalhos e que a Memoria, a Verdade e a Justiça possa vim a tona e ser uma verdade única nessa caminhada", enfatizou.

CCJC

Já existia uma subcomissão especial, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), para acompanhar a Comissão da Verdade da Presidência da República, que precisaria ser reinstalada neste ano, o que não foi feito. Assim, Erundina resolveu tentar e conseguiu a instalação na CCJC.

Instituída em março de 2012 no âmbito da Casa Civil, a Comissão Nacional da Verdade tem até março de 2014 para concluir seus trabalhos. Ao final, ela terá de apresentar relatório das atividades realizadas, dos fatos examinados e das conclusões e fazer as devidas recomendações.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //