Cursos e Eventos

Luciano Cartaxo abre “SãoJoão Pra Valer” no Ponto de Cem Réis

Ponto de Cem Réis

22/06/2013




No Ponto de Cem Réis, Centro da cidade, foram iniciadas as festividades do “São João Pra Valer – Uma homenagem a Antônio Barros e Cecéu”, realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Funjope. O evento contou com o show dos homenageados e do cantor baiano Gilberto Gil. A abertura oficial do evento foi feita pouco tempo antes pelo prefeito Luciano Cartaxo, com uma celebração eucarística pelo São João e a obliteração do selo comemorativo pela ocasião.

“Acreditamos em nossa cultura e que ela é capaz de movimentar o nosso turismo e a nossa economia. Investimos nesse evento porque tínhamos a certeza de que poderíamos fazer algo diferenciado”, declarou o prefeito Luciano Cartaxo. “Apostamos em uma festa eclética e descentralizada para atender a toda população e acreditamos que novas parcerias vão surgir a cada ano para que o evento seja ainda maior na próxima edição”, complementou o prefeito.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, falou sobre a satisfação de dar início a uma festa planejada para atender a todos os gostos e todas as idades. “Tenho certeza que, a partir de hoje, a cidade de João Pessoa passa a fazer parte do grande calendário junino deste país”, afirmou.

A festa – A noite de abertura foi marcada pela identificação do público com os artistas. Mesmo sob chuva, os milhares de presentes não pararam de dançar e cantar os sucessos de seus ídolos. Gilberto Gil apresentou canções de seu repertório, como “Expresso 2222”, “Vamos Fugir”, “Andar com Fé”, “Não Chore Mais” e “Esperando na Janela”, misturado a clássicos do forró como “Asa Branca”, “Xote das Meninas” e “Olha pro Céu”.

Gil falou sobre o sentimento natural que possui quanto às festas juninas. “Eu venho de uma infância impregnada de São João, da música de Luís Gonzaga e Jackson do Pandeiro, e acho que as gestões que se interessam pela manutenção deste compromisso fazem um ato louvável. A Prefeitura aqui mostra que possui essa relação com a cultura. Estou satisfeito em colaborar, fazer parte, trazer a minha música”, afirmou.

Antes dele, os grandes homenageados do São João de João Pessoa tomaram o palco para cantar seus sucessos. Antônio Barros e Cecéu animaram o público, elevando o espírito festivo. A dupla de paraibanos possui mais de 700 gravações e 150 clássicos, obra que os colocam entre os grandes nomes da música brasileira.

Os shows, no entanto, já aconteciam desde as 19h, quando Selma do Côco entrou no palco para disseminar a cultura de raiz entre os presentes. Logo em seguida, foi a vez da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, que trouxe muita tradição, entoando grandes clássicos da cultura nordestina.

Celebração – Para abrir o período de festas juninas na Capital, o prefeito Luciano Cartaxo, secretários e servidores da Prefeitura de João Pessoa participaram de uma celebração eucarística. A santa missa foi realizada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro, e celebrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, com o objetivo de destacar o sentido religioso do período.

Dom Aldo destacou a história de São João, apontando-o como um discípulo que condenava os erros, mas não as pessoas, e utilizava o batismo como forma de penitência e renovação. “Hoje celebramos seu nome em uma festa que pode ser considerada o Natal dos nordestinos. Vivemos a alegria da fartura e da exuberância que o nordestino carrega na alma e aumentamos o sentimento de pertença que congraça o povo”, explicou.

Selo – Logo depois da celebração, Luciano Cartaxo se reuniu aos representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para o lançamento do selo comemorativo alusivo ao “São João Pra Valer”. O prefeito foi responsável pela primeira obliteração (o primeiro carimbo) no selo. Ainda carimbaram a marca a primeira-dama do Município, Maísa Cartaxo, e o vereador Raoni Mendes.

“Os Correios se sentem honrados em participar da abertura desta festa com a criação deste selo comemorativo”, afirmou o diretor regional dos Correios na Paraíba, José Antônio Trajano. “Para nós é um grande prazer servir aos pessoenses e nos engajar em mais esse momento onde a cidade ganha essa grande festa de São João”, complementou.

Mulher – Um dos destaques do “João Pessoa – São João Pra Valer” é a ação “Arrasta-pé com respeito à mulher”, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as mulheres. Na ocasião, foram distribuídos materiais de divulgação da causa contra a violência de gênero, com destaque para o número do disk denúncia: 0800 283 38 83.

São João Pra Valer –
As festividades juninas na Capital vão durar nove dias e reunir cerca de 150 atrações espalhadas na área principal – no Centro – e em cinco polos setoriais – Feirinha de Tambaú, Ernesto Geisel, Mangabeira, Padre Zé e Bairro dos Novais. A Praça Vidal de Negreiros, conhecida como Ponto de Cem Réis, vai ser palco para o show de 36 atrações, incluindo a cultura popular.

Ainda no Centro, na Praça Dom Adauto, acontece o desfile das quadrilhas juninas de 21 a 25 de junho, terminando às 22h. Em seguida, em um pavilhão montado no espaço adjacente, funcionará a Vila Gastronômica, com apresentação de trios pé-de-serra, das 22h às 24h.

De 26 a 29 de junho, ainda na Praça Dom Adauto, o pavilhão da Vila Gastronômica oferecerá atrações a partir de um horário mais cedo. Assim, das 18h às 24h, o público poderá assistir a shows de trio pé-de-serra, cultura popular e duas quadrilhas por noite.

Também no circuito da festa junina do Centro, haverá shows de grupos e artistas da cultura popular, além de trios pé-de-serra na Praça Rio Branco. Ao todo, serão 27 atrações, sendo três por noite, de 21 a 29 de junho, sempre a partir das 18h até às 21h.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você