Paraíba

Livro destaca relação entre o cooperativismo de crédito e desenvolvimento sustentável


16/09/2023

 

 

O desenvolvimento sustentável é um tema cada vez mais relevante no mundo contemporâneo, tendo em vista a crescente preocupação com o meio ambiente e a necessidade de se buscar um equilíbrio entre o crescimento econômico, a proteção ambiental e a justiça social.

É nesse contexto que os autores João Bezerra Júnior e João Bezerra Neto lançam o livro “Cooperativismo de Crédito e Desenvolvimento Sustentável”, obra que aborda a interseção entre ESG (do inglês environmental, social and governance) e cooperativismo, destacando as oportunidades e desafios que surgem ao integrar esses conceitos.

Os autores, de maneira bastante objetiva e contundente, apresentam importantes reflexões e ampliam o horizonte em busca de novos caminhos para o cooperativismo, cada vez mais engajado com as questões sociais, ambientais e de cuidado com a perenidade dos negócios sem perder de vista os princípios e valores cooperativistas.

João Bezerra Júnior comenta que “o livro traz os principais propósitos do cooperativismo de crédito, além das vantagens aos associados em participar de uma instituição financeira cooperativa. Fazemos um corte e tecemos uma linha dicotômica com as principais diferenças existentes entre as cooperativas de crédito e as instituições mercantis. Isso é essencial para a percepção dos diferenciais competitivos e de valorização dos cooperados.”

“Além disso, são discutidos temas como educação e inclusão financeira, a formação humana e cooperativista, a responsabilidade social, o cuidado com o meio ambiente e a qualidade no atendimento.”, afirma João Bezerra Neto, coautor.

“Esperamos que este livro possa contribuir para disseminar o conhecimento sobre o cooperativismo e suas potencialidades para a promoção do desenvolvimento sustentável. Acreditamos que somente por meio de esforços coletivos, baseados na cooperação, solidariedade e responsabilidade, poderemos construir uma sociedade mais justa e sustentável, capaz de garantir o bem-estar das atuais e das futuras gerações”, conclui João Bezerra Júnior.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.