Futebol

Lewandowski faz quatro, Dortmund bate Real e se aproxima da final

1, 2, 3 e 4


24/04/2013



Parece que a aula de futebol dada pelo rival Bayern de Munique na terça-feira inspirou o Borussia Dortmund e Lewandowski. Com quatro gols do atacante polonês, os alemães golearam o Real Madrid por 4 a 1 nesta quarta-feira, no Westfalenstadion, e ficaram mais perto da final da Liga dos Campeões. Cristiano Ronaldo descontou.

Com a atuação soberba, Lewandowski foi o primeiro jogador a marcar quatro gols em um mesmo jogo de semifinal da Champions, e o quarto a fazer essa quantidade de gols contra o time merengue em jogos oficiais. Antes, apenas Samitier (1926), Eulogio Martínez (1957) e Diego Milito (2006) tiveram esse privilégio.

Com o resultado, o Dortmund pode perder por até dois gols de diferença no jogo de volta, na próxima terça-feira, no Santiago Bernabéu, que garante o seu lugar na decisão. O Real se classifica se fizer 3 a 0 ou se vencer por quatro ou mais gols de diferença.

O JOGO

Apesar de utilizarem esquemas idênticos, o modista 4-2-3-1, os donos da casa começaram sufocando o adversário. E a pressão deu resultado logo aos 7 minutos. Após jogada trabalhada pela esquerda, Schmelzer cruzou, Pepe falhou e Lewandowski escorou para o fundo do gol. A vantagem precoce deu tranquilidade suficiente para o Dortmund imprimir seu estilo de jogo.

Já o Real Madrid esbarrava na eficiente e cerrada marcação alemã. Com isso, só conseguia chegar perto do gol de Weidenfeller através da bola parada. Mesmo assim, não oferecia muito perigo. Já o Borussia aproveitava o dia inspirado da dupla Reus/Lewandowski para emplacar contra-ataques e jogadas em velocidade. Götze, já negociado com o rival Bayern, estava apagado.

Quando todos imaginavam que os alemães iriam para o vestiário em vantagem, aconteceu o inesperado. Após cobrança de lateral, a bola sobrou para Hummels. O zagueiro falhou, recuou mal e permitiu que Xabi Alonso entrasse livre e só tivesse o trabalho de rolar para Cristiano Ronaldo empatar o confronto.

O duro golpe nos minutos finais do primeiro tempo pareceu não ter afetado o Dortmund. Muito menos Lewandowski. Tanto que em 10 minutos, o camisa 9 do Borussia marcou duas vezes – primeiro com passe de Reus, depois aproveitando cruzamento de Schmelzer. O clima de festa contagiou a equipe de vez. Gündoğan só não fez o quarto porque Diego López fez grande defesa.

Pouco depois Xabi Alonso derrubou Reus na área. E adivinha quem foi para a cobrança? Ele mesmo: Lewandowski. Cobrança no meio do gol e quarto gol na conta do cara da partida.

Tentando diminuir o prejuízo, Mourinho apostou nas entradas de Di Maria, Benzema e Kaká. Apesar de duas boas chances, os espanhóis não conseguiram o segundo gol.

Com o resultado, o Borussia ficou perto de fazer a decisão nacional contra o Bayern de Munique. Depois dos primeiros jogos fica a pergunta: a Alemanha é, no momento, o país do futebol? Parece que sim.

FICHA TÉCNICA
BORUSSIA DORTMUND 4 X 1 REAL MADRID
Local: Westfalenstadion, em Dortmund (ALE)
Data-Hora: 24/4/2013 – 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Cartões amarelos: Lewandowski (BOR); Khedira, Sergio Ramos e Özil (REA)
Cartões vermelhos: –
Gols: Lewandowski 7’/1ºT (1-0), Cristiano Ronaldo 42’/1ºT (1-1) e Lewandowski 5’/2ºT (2-1), 10’/2ºT (3-1) e 21’/2ºT (4-1)
BORUSSIA DORTMUND: Weidenfeller, Piszczek (Grosskreutz 37’/2ºT), Subotić, Hummels e Schmelzer; Bender, Gündoğan (Schieber 46’/2ºT), Götze, Reus e Błaszczykowski (Kehl 36’/2ºT); Lewandowski – Técnico: Jürgen Klopp.
REAL MADRID: Diego López, Sergio Ramos, Varane, Pepe e Fábio Coentrão; Khedira, Xabi Alonso (Kaká 34’/2ºT), Özil, Modrić (Di Maria 23’/2ºT) e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Benzema 23’/2ºT) – Técnico: José Mourinho.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //