Cultura

Lenda da MPB, Sérgio Mendes, morre aos 83 anos


06/09/2024

(Foto: Divulgação)

Anna Barros/ Portal WSCOM

Sérgio Mendes, ídolo da música popular brasileiro, deixou milhares de admiradores nesta sexta-feira (6), aos 83 anos. Segundo a postagem nas redes sociais do cantor, em que anunciava sua morte, Mendes faleceu pacificamente ao lado de sua esposa, a cantora Gracinha Mendes, e seus filhos.

A nota na rede social também afirma que o músico nos últimos meses teve a “saúde desafiada” pelos efeitos da COVID a longo prazo. O cantor residia em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Sérgio é um dos principais responsáveis por levar a música brasileira para fora do país. Com diversos hits, como sua clássica versão de ‘Mas Que Nada’, ele conquistou fãs ao redor do mundo.

O New York Times foi uma das mídias que relatou o acontecimento e ressaltou a importância de Sérgio no cenário musical. “O The New York Times foi um dos grandes veículos a tratar do assunto. “[Mendes] trouxe os ritmos brasileiros para as paradas musicais dos Estados Unidos”, afirmou o jornal.

Quem foi

Sérgio Mendes nasceu em Niterói, município do Rio de Janeiro, em 1941. Ele começou a se aventurar na carreira musical nos anos de 1960.

Ele formou o Sexteto Bossa Rio, em que fazia parte os músicos Paulo Moura (sax), Pedro Paulo (pistom), Octávio Bailly (contrabaixo), Dom Um Romão (bateria) e Durval Ferreira (violão). E, desde então, passou a conquistar público em vários países europeus e nos Estados Unidos.

Um tempo depois, passou a residir nos EUA e lançou o grupo Sérgio Mendes & Brasil 66 que, em 1970, passou a ser como uma das vocalista Gracinha Leporace, com quem permaneceu casado até seu último dia de vida.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.