Futebol

Leandro estreia, bate ‘paredão’ do Barbarense e dá vitória ao Palmeiras

Paulista


24/02/2013

Uma estreia que ficará guardada com carinho na memória. Foram apenas 21 minutos em campo, mas suficientes para se apresentar e ser ovacionado pela torcida do Palmeiras. Incluído na negociação que levou Barcos para o Grêmio, Leandro entrou aos 24 do segundo tempo na vaga de Márcio Araújo. E, aos 37, fez o gol que garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o União Barbarense, neste domingo, no estádio do Pacaembu.

O placar magro não retrata o que foi a partida. O Verdão foi amplamente superior ao rival. Jogou bem em grande parte do jogo, criou inúmeras chances, mas falhou demais nas finalizações. Quando não parou no goleiro Walter, que teve grande atuação, acertou a trave. O sufoco só acabou no fim do segundo tempo, quando o alviverde jogava com dez jogadores, já que Marcelo Oliveira havia sido expulso.
 

Com o triunfo, o quarto no Campeonato Paulista, a equipe comandada por Gilson Kleina foi aos 14 pontos e, sem contar os jogos que terão início às 18h30, subiu para a quarta colocação na tabela, com três pontos a menos que o líder São Paulo. Já o Barbarense segue em situação difícil. Integrante da zona de rebaixamento, com apenas cinco pontos, o time terá de lutar muito para não retornar à Série A-2.

O Palmeiras voltará a campo na próxima quinta-feira, desta vez pela Taça Libertadores da América, em duelo contra o Libertad, no Paraguai. No domingo, o time enfrentaria o Paulista, pelo estadual, mas a partida acabou adiada para o dia 14 de março. Já o Barbarense buscará a reabilitação contra o Oeste, em Itápolis.
 
Verdão sufoca rival, mas gol não sai no primeiro tempo
 

Um time que atacou e outro que apenas se defendeu. Assim foi o primeiro tempo. Os mandantes, com toque de bola, movimentação e muita vontade, só não abriram vantagem porque falharam demais nas finalizações. A equipe do interior justificou em campo a condição que vive na classificação.

Satisfeito com a produção das últimas partidas, Kleina manteve o time e a formação que vinham atuando, com cinco homens no meio-campo e apenas uma peça avançada (Vinícius). Apesar da escalação no tradicional 4-4-2 do rival, Fernando Prass não foi exigido em nenhum lance.

Mais confiante pelos resultados recentes, o Palmeiras teve boa produção e animou o torcedor. No meio, Souza e Márcio Araújo se destacaram nas arrancadas ao ataque. Wesley, apesar da qualidade com a bola nos pés, pecou em algumas jogadas pelo individualismo. Os laterais Weldinho e Marcelo Oliveira se apresentaram no apoio e o Verdão, desde o início, se movimentou muito para escapar do ferrolho adversário.

A primeira chance surgiu aos 18, quando Vinícius fez lance individual e, de pé direito, exigiu grande defesa de Walter. Dois minutos depois, nova defesa do goleiro, desta vez em jogada de Wesley. Aos 29, Patrick Vieira recebeu de Souza, mas bateu fraco, facilitando para o arqueiro adversário. Vilson, aos 31, acertou a trave direita em chute de fora da área. Na última chance, aos 41, Márcio Araújo driblou Walter e tocou para Vinicius, que foi travado na hora do chute. A produção foi tão boa que os jogadores do Alviverde deixaram o gramado aplaudidos.
 
Quando surge o Leandro…
 

O segundo tempo não mudou de característica. O Palmeiras seguiu em cima e o Barbarense se defendia como podia. Logo aos dois minutos, Walter fez grande defesa em chute de Márcio Araújo. O rival do interior só assustou uma vez, aos oito, quando Alex Reinaldo foi travado por Maurício Ramos no momento do chute, após passe errado de Wesley. O meio-campista, que errou praticamente tudo que tentou, foi sacado aos 12, após falhar em toque de calcanhar. Marcado pela torcida, ele deixou o campo para o retorno de Valdivia.

O gol parecia próximo, mas a bola teimava em não entrar. Aos 16, Vinicius ficou cara a cara com Walter, mas chutou em cima do goleiro. No minuto seguinte, o goleiro brilhou em chute de longe do mesmo atacante. A torcida, mesmo sem encher o Pacaembu, fazia sua parte e aplaudia a todo instante. Seis minutos depois, preocupação pelos lados do Verdão: Marcelo Oliveira, que já tinha cartão amarelo, fez nova falta e acabou expulso pelo juiz Rodrigo Guarizo Amaral. Kleina recuou Márcio Araújo para a lateral-esquerda e fez nova mudança, com Leandro na vaga de Vinícius.

A partir dos 25, o Verdão caiu de ritmo. Com um homem a menos e Valdivia ainda sem ritmo de jogo, a equipe perdeu terreno no meio-campo. Aos 29, na melhor chance do Barbarense, Fernando Prass fez grande defesa em lance de Bachin. O Palmeiras passou a insistir nas jogadas pelo alto. Em uma delas, Walter trabalhou novamente, desta vez em cabeçada de Caio, que havia acabado de entrar na vaga de Márcio Araújo. Patrick Vieira foi deslocado para fazer o papel de lateral pela esquerda.

De tanto martelar, o gol saiu. Aos 37, Leandro aproveitou erro na saída de bola dos zagueiros, se livrou do marcador e bateu no canto direito de Walter que, desta vez, nada pôde fazer: 1 a 0 mais do que justo no estádio do Pacaembu. Na comemoração, o atacante tirou a camisa e recebeu o cartão amarelo. Em vantagem, o Verdão recuou para garantir a vitória. O Barbarense até teve chance para buscar o empate, mas parou em Fernando Prass.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //