Paraíba

Júlio Rafael é velado no crematório Caminho da Paz , em Cabedelo

LUTO


07/06/2013



Todas as agências do Sebrae Paraíba estão fechadas, nesta sexta-feira (7), em luto pelo falecimento do superintendente Júlio Rafael. Para toda a equipe do sistema na Paraíba, a morte de Júlio representa uma perda irreparável. O corpo de Júlio Rafael está sendo velado, hoje, das 9h às 16h, na Central de Velórios e Crematório Caminho da Paz, localizado na estrada de Cabedelo (por trás da Casa Nova Center). Após o velório, o corpo será cremado em uma cerimônia particular para a família. Dirigentes do Sebrae de vários estados estão presentes na cerimônia.

 “Infelizmente não estamos preparados para morte e ainda estamos consternados pela partida prematura de Júlio. O Sebrae – e todos que fazem parte dele – está de luto. Ao longo dos últimos sete anos de convivência e relacionamento no dia a dia do Sebrae e fora dele, nos acostumamos com a presença de Júlio, a sua simplicidade, inquietude, irreverência e obstinação no trato das causas públicas, políticas e da missão, causa maior do Sistema Sebrae. Júlio partiu para uma outra jornada nos privando dessa convivência física, deixando a cada um de nós as lembranças, as lições e aprendizados”, disse o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

 Segundo Luiz Alberto, o apoio do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto e da sua equipe, assim como do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae na Paraíba, Mário Borba, foi fundamental durante todo o processo. “Ao longo desses 50 dias, contamos com a compreensão, apoio incondicional e solidariedade humana de todos, que estiveram presentes emprestando todo o suporte necessário à diretoria na condução e provisão da assistência necessária a Júlio e a família”, destacou Luiz Alberto.

 Os membros do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba manifestaram o pesar pelo falecimento de Júlio. “Júlio Rafael deixa um legado positivo, que em muito contribuiu com a sociedade paraibana, sobretudo para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Pela maneira dedicada com que Júlio esteve à frente do Sebrae Paraíba, manifestamos a nossa solidariedade aos seus familiares, à diretoria e aos colaboradores do Sebrae Paraíba, e nossa mais profunda gratidão a Júlio”, ressaltou o presidente do Conselho, Mário Borba.

 Júlio Rafael era natural de Campina Grande, nascido em 26 de novembro de 1958, era casado com a professora da UFPB Ana Adelaide Peixoto Tavares e tinha dois filhos. Economista formado pela UFMT e especialista em História Econômica da América Latina, foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), entre dezembro de 2003 e dezembro de 2006; assessor de Planejamento Orçamentário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (janeiro de 2001 a novembro de 2003); além de vereador de João Pessoa (PB) no mandato janeiro de 1997 a dezembro de 2000.

 Foi eleito superintendente do Sebrae Paraíba em 2007 para um mandato de dois anos e foi reeleito para o biênio 2009-2010. Houve ampliação dos mandatos do sistema Sebrae para quatro anos e ele se candidatou novamente, se elegendo para o quadriênio de 2011-2014.

Durante suas gestões, o Sebrae ampliou fortemente sua atuação para atender os empreendedores individuais, uma nova categoria que permitiu cidadania empresarial para mais de 40 mil micro negócios informais na Paraíba. Diversificou projetos setoriais do Sebrae, fortalecendo parcerias com instituições públicas e privadas. Defendia a regulamentação municipal da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que afirmava ser “uma legislação extraordinária, capaz de ampliar o papel da micro e pequena empresa na geração de trabalho e renda em nosso estado”. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //