Paraíba

JP: Vítimas de mordidas de animais podem procurar Distritos Sanitários

João Pessoa


11/08/2013



 Independente da convivência, qualquer pessoa pode sofrer a mordida de algum animal. De janeiro a junho deste ano, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) imunizou mais de 2.500 pessoas contra a raiva humana. Além da vacinação que é oferecida gratuitamente, foram feitos 1.665 atendimentos para a profilaxia humana.

As mordeduras de animais são em grande parte causadas por cães, porém 80% das ocorrências são de pequenos ferimentos, não havendo necessidade de atendimento de urgência. Para casos mais graves, no entanto, as vítimas desse tipo de ataque precisam tomar vacina antirrábica. Em João Pessoa, cada um dos cinco Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe de uma unidade de referência para a profilaxia de raiva humana.

No Distrito Sanitário I, esse atendimento funciona na Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Cruz das Armas; no DS II, no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Cristo; no DS III, está no Cais Mangabeira; no DS IV, no Centro de Saúde de Mandacaru; e, por fim, no DS V, a vacina pode ser tomada no Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário da Torre). “Nos primeiros seis meses deste ano, atendemos 1.665 pessoas para a profilaxia da raiva humana e aplicamos 2.554 doses da vacina”, disse Chiara Dantas, coordenadora de Imunização da SMS.

Segundo ela, a conduta correta nos casos de mordidas de animais é encaminhar a vítima para um serviço de referência, onde ela pode receber a orientação específica. Deve-se avaliar, ainda, a espécie animal envolvida, as circunstâncias da mordida, o status imunológico do animal e o histórico de zoonoses, principalmente raiva, na região.

Como se prevenir

A raiva é uma doença grave e pode levar à morte em quase 100% dos casos. Os sintomas em humanos que começam entre 30 e 50 dias após o contágio são: paralisia dos membros inferiores, depressão mental, agitação, mal-estar, salivação intensa, dor de cabeça e coma. Nos animais, pode haver muita salivação, mudança de comportamento (que deve ser observado por dez dias após a mordida), fuga ou morte.

A ferida deve ser bem lavada com água e sabão, deixando-se que a água escorra por alguns minutos sobre o ferimento. O sabão deve ser totalmente removido após a lavagem, para que não atrapalhe a ação dos medicamentos que por acaso sejam necessários. Deve-se irrigar o local abundantemente com soro fisiológico a 0,9% e imobilizar o membro afetado, mantendo-o elevado.

Recomendações:
Vacinar todos os animais domésticos anualmente.
Ensinar as crianças a não provocar cães e gatos e a não brincar com animais desconhecidos.
Em caso de dúvidas sobre a contaminação, manter o animal sob observação por dez dias.
Se o animal apresentar sintomas da raiva, fugir ou morrer, providenciar, imediatamente, o tratamento antirrábico da vítima.

Serviço:

João Pessoa dispõe de cinco unidades para a profilaxia da raiva, sendo uma em cada Distrito Sanitário do município. Veja os locais, nesses distritos, onde há esse serviço:

• Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Cruz das Armas – Distrito Sanitário I
Endereço: Av. Cruz das Armas (em frente ao 15º Batalhão)
Telefone: 3218-9801 / 6407
Horário de atendimento: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (dias da semana) / das 8h às 10h (feriados e finais de semana)

• Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Cristo – Distrito Sanitário II
Endereço: Rua Olívio de Almeida Guerra – Cristo Redentor
Telefone: 3214-2621
Horário de atendimento: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (dias da semana) / das 8h às 17h (sábados e domingos)

• Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Mangabeira – Distrito Sanitário III
Endereço: Rua Romário C. de Moraes – Mangabeira
Telefone: 3213-1912
Horário de atendimento: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (dias da semana) / das 8h às 11h (feriados e finais de semana)

• Centro de Saúde de Mandacaru – Distrito Sanitário IV
Endereço: Rua Mascarenhas de Morais – Mandacaru
Telefones: 3214-7143 / 3244-3023
Horário de atendimento: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 – ainda sem plantão de final de semana e feriados.

• Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário da Torre) – Distrito Sanitário V
Endereço: Av. Rui Barbosa – Torre
Telefone: 3211-6774
Horário de atendimento: das 8h às 18h (dias da semana) / das 8h às 12h (finais de semana e feriados)



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //