Paraíba

JP vai ganhar praças com biblioteca, cine-teatro, auditório e quadra coberta

Investimentos


04/04/2013



A cidade de João Pessoa deve ganhar nos próximos meses três equipamentos de suma importância para  o desenvolvimento de atividades culturais e esportivas em ambientes dotadas de todas infraestrutura necessárias para tais praticas. Os equipamentos foram conquistados depois de audiência do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, no final da manhã desta quinta-feira (4), em Brasília, com a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Durante o encontro, o prefeito assinou a adesão ao Sistema Nacional de Cultura e garantiu a parceria para que a Capital receba três praças Cultura-Esporte. As praças serão compostas por Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multiuso, biblioteca, cine-teatro, telecentro, auditório para 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada, com investimentos de R$ 8 milhões de reais para as três obras.

Luciano Cartaxo considerou a audiência positiva e destacou a necessidade de João Pessoa ter uma política arrojada de cultura. “Temos que ter uma política mais arrojada em relação à cultura e ao esporte, por isso da nossa ação junto ao Ministério. A construção das praças é algo que vai mudar a política cultural dentro das comunidades e também democratizar o acesso a cultura, uma vez que essas praças são equipamentos públicos diferenciados.”, disse o prefeito.

Já a inclusão de João Pessoa no Sistema Nacional de Cultura irá viabilizar a captação de recursos do Governo Federal para os projetos culturais. Segundo o presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, as políticas públicas adotadas pela administração municipal estão consoantes com as do Governo Federal. Ele adiantou que a Funjope estará finalizando o Plano Municipal de Cultura já no mês de maio.

“Com o Plano pronto, teremos as políticas públicas do município de João Pessoa para os próximos 10 anos. Isso tudo é de extrema importância, pois traçará as diretrizes da cultura em nosso município”, destacou Maurício Burity.

O prefeito Luciano Cartaxo estava acompanhado dos secretários Maurício Burity (Cultura), Rômulo Polari (Planejamento) e dos coordenadores Fenando Milanez Neto (Copac) e Ruy Leitão (PAC).

Sistema Nacional – o SNC constitui um instrumento de articulação, gestão, informação, formação, fomento e promoção de políticas públicas de cultura com participação e controle da sociedade civil, envolvendo todos os entes federados.

A estrutura do Sistema Nacional de Cultura é constituída, entre outras coisas, pelos sistemas de financiamento (em especial fundos de cultura). Assim, uma das metas é estabelecer um processo democrático de participação na gestão das políticas e dos recursos públicos na área cultural em todo o País.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //