Paraíba

JP terá encontro de profissionais da educação sobre círculos de paz nas escolas

CÍRCULOS DA PAZ


14/07/2016



Na quarta-feira (20) será realizado em João Pessoa um encontro de profissionais da educação com o tema Círculos de Paz e Mediação Escolar: promovendo a cultura de paz na escola. O evento ocorrerá no auditório Oswaldo Trigueiro do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), a partir das 19 horas e será aberto a todos os profissionais da educação da capital e região metropolitana.

O encontro terá o painel Círculos de Paz e Mediação Escolar: vivências e experiências, com a participação de expositores da Central Judicial da Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, órgão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

O psicólogo Paulo Henrique Moratelli que tem ampla experiência em mediação de conflitos será um dos expositores. Moratelli é coordenador da Central Judicial da Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, órgão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e integra, desde maio de 2014, o corpo docente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, viajando pelo Brasil para capacitar facilitadores em Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa.

Pela OAB-PB fará exposição do tema a advogada e professora, Joseane Batista de Azevedo, mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB. Vice-presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB, a professora Joseane Azevedo também integra o Grupo de Pesquisa Educação em Direitos Humanos (PPGCJ) da UFPB.

Pelo MPPB, a exposição será feita pela 2ª promotora de Justiça de Defesa dos Direitos da Educação de João Pessoa, Ana Raquel Brito Lira Beltrão. A promotora também é coordenadora do Projeto "Na Escola com Respeito", do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação, que capacita educadores da rede pública de ensino sobre direitos humanos e práticas restaurativas nas escolas.

O encontro é organizado pelo Grupo de Trabalho sobre Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa (GT-4), um dos oito grupos criados no âmbito do Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências para conjugar esforços e priorizar ações que viabilizem o fortalecimento de valores centrais e sociais e mudança de atitude coletiva para elevação dos níveis da segurança humana na região metropolitana da capital do estado. O GT-4 é formado por representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça da Paraíba, Organização dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, Polícia Militar e o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Mediação de Conflitos (Mediac) da UFPB e Universidade Estadual da Paraíba.

Fórum – Lançado em João Pessoa, em 19 de novembro de 2015, o Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências é fruto de mais de um ano de diálogos entre diversos órgãos e entidades. O fórum é parte do projeto de trabalho constituído a partir das investigações do Inquérito Civil nº 1.24.000.002944/2014-38 que tramita na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do Ministério Público Federal na Paraíba, e que tem por objetivo investigar os motivos ensejadores do grande número de homicídios no estado, sobretudo entre jovens, e efetivar soluções de forma integrada entre os entes federativos.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.