Paraíba

João Pessoa conquista pela 3ª vez certificação no programa “Tree Cities of the World”


08/03/2024

Foto: Ilustrativa/Reprodução

Portal WSCOM

Pela terceira vez consecutiva, a cidade de João Pessoa volta a conquistar a certificação do Programa “Tree Cities of the World”. Mais uma vez, a terceira cidade mais antiga do Brasil recebeu o selo “Cidades Árvores do Mundo”, título concedido novamente pela Arbor Day Foudation (USA) e a Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU), as quais reconhecem cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas, gerenciadas de forma sustentável e devidamente celebradas.

Fundada em 1972, a Arbor Day Foundation é a maior organização sem fins lucrativos do mundo dedicada ao plantio de árvores. A principal força da instituição está na rede – um grupo diversificado de indivíduos, municípios, empresas e organizações de plantio que nos permite plantar árvores em todo o mundo. A Arbor Day Foundation colabora internacionalmente com parceiros que profundamente estão envolvidos em transformar as cidades, plantando as árvores certas nos lugares adequados, construindo assim territórios mais resilientes.

O principal programa da Instituição é o “Tree Cities of the World” (Cidades Árvores do Mundo), que em parceria com a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) atua no reconhecimento de cidades comprometidas em garantir e gerenciar sustentavelmente a manutenção das florestas e árvores urbanas. Ainda, o programa busca estimular localmente ações para um impacto em questões que são globais, como os desafios às mudanças climáticas, uma vez que as cidades são responsáveis por uma grande parcela das emissões de gases de efeito estufa desempenhando um papel fundamental no combate às mudanças climáticas.

Assim, o principal objetivo do Programa é conectar cidades ao redor do mundo em uma rede dedicada a compartilhar e adotar abordagens bem-sucedidas para o manejo do verde urbano e para a qualidade de vida de sua população, ao contribuir para a construção de cidades mais sustentáveis e resilientes em todo o mundo.

Globalmente, cidades de diferentes países foram contempladas com essa certificação, dentre os quais se destacam Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Argentina, Nova Zelândia, Colômbia, Austrália, Suécia, Reino Unido, México, India, Uganda, Senegal, Tanzânia, Eslovênia, Costa Rica, Itália, Peru e Chile.

O reconhecimento através do programa “Tree Citiesof the World” representa o primeiro passo para alcançar uma condição mais verde e sustentável. Para receber tal reconhecimento, a cidade deve atender a cinco padrões essenciais no compromisso de cuidar de suas árvores e florestas, sendo eles: Responsabilidades, Normas, Inventários e Diagnósticos, Orçamento e Celebração.

No Brasil, o Programa da Arbor Day Foundation e FAO/ONU tem parceria oficial com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, a maior instituição de arboricultura da América Latina. Essa parceria une as cidades brasileiras ao resto do mundo.

O principal objetivo do programa é conectar cidades em uma nova rede dedicada a compartilhar e adotar as abordagens mais bem-sucedidas para o planejamento do manejo urbano e plantio de mudas nativas, componentesvitais de comunidades saudáveis em todo o mundo.

A cidade de João Pessoa é conhecida mundialmente por estar entre as capitais mais arborizadas, além de se destacar nos fundamentos das ações que a entidade ambiental preconiza, refletindo o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o planejamento do manejo urbano. Devido o modelo de gestão aplicado, mais uma vez o título fornecido pela Arbor Day Foudation e FAO/ONU considerou os diversos programas da Prefeitura, notadamente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no incentivo de plantio de árvores nativas em ruas beneficiadas com pavimentação e drenagem, totalizando no ano de 2023, a incrível marca de 23.862 mudas plantadas na cidade.

Esses números reforçam as metas ambientais da Prefeitura de João Pessoa, a qual não mede esforços em ampliar áreas verdes, consolidar diretrizes para proteção e manejo das árvores, requalificar do Viveiro Florestal e promover uma gestão ambiental de qualidade nos parques da cidade. Aliado a isso, destaca-se o incondicional apoio ao novo Plano Diretor da Cidade, ao Plano de Ação Climática, ao Plano de Uso dos Parques, ao Sistema de Informatização Geográficas na Gestão da Arborização Urbana, além do incondicional suporte ao Cadastro das Árvores de Risco, o qual se apropria de tecnologia de ponta a partir do uso de ultrassom e penetrógrafo.

No ano de 2021, a capital paraibana foi a primeira das regiões Norte e Nordeste do Brasil a ser reconhecida com o título “Tree Cities of the World”. Já em 2022, as capitais do Recife e Fortaleza também alcançaram a certificação, em 2023, novamente se somaram a capital paraibana as cidades do Recife e Fortaleza. Outrascapitais brasileiras também receberam o reconhecimento, destacando-se Campo Grande, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Macapá.

Como coordenador do Programa TCOW/Brasil e secretário de Articulação Governamental da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, eu me orgulho em ver a o progresso na adesão das cidades brasileiras junto a outras tantas cidades mundiais demonstra o compromisso em garantir que as florestas e árvores dascidades brasileiras sejam adequadamente mantidas, gerenciadas e devidamente celebradas.

Esse resultado demonstra o empenho da comissão TCOW/Brasil, que além de mim, integram também a comissão Ana Licia Patriota Feliciano, Daniel Tonelli Caiche, Eliane Guaraldo, Gisseli Giraldelli, Pedro Mendes Castro, Flávio Pereira Telles, Luis Octávio Pedreira e Maurício Ferreira Lamano. A todos eles meusefusivos agradecimentos, pois em 2023 tivemos um aumento expressivo de cidades árvores reconhecidas no Brasil!

A Arbor Day Foundation reconheceu a cidade de João Pessoa por meio de comunicado oficial ao Paisagista Sérgio Chaves, atual Coordenador do Programa TCOW/Brasil, secretário de Articulação Governamental da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e diretor de Estudos e Pesquisas Ambientais (Diep) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e destacou que a cidade adota boas práticas de conservação em suas florestas e áreas verdes urbanas. Isso também se deve aos incansáveis esforços dos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente que têm se empenhado na transformação socioambiental da cidade de João Pessoa, que a cada dia se mostra mais verde e sustentável, promovendo qualidade de vida aos seus munícipes.

Esse resultado engrandece a todos os paraibanos que vivem na capital, inclusive o Prefeito da cidade de João Pessoa, o Exmo. Sr. Cícero Lucena, que ficou extremamente feliz pelo terceiro reconhecimento internacional. Indubitavelmente, os esforços da administração municipal refletem o compromisso da Edilidade Municipal com o planejamento urbano, plantio de mudas e manejo das árvores, especialmente no âmbito do sistema de parques e áreas verdes, o qual tem práticas de excelência para uma melhor qualidade dos citadinos.

Do mesmo modo, muito se orgulhou por este reconhecimento internacional, o Secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, o Ilmo. Sr. Welison Silveira, timoneiro das causas ambientais do município. Esse selo ressalta os esforços e investimentos na gestão ambiental da cidade por parte desta secretaria, que é motivo de orgulho e valoriza todos os investimentos no programa de arborização urbana e preservação de áreas verdes que têm sido desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Sérgio Chaves, disse que é uma honra poder coordenar o Programa TCOW/Brasil, ao lado de tantos profissionais com extrema experiência e comprometidos com a causa. Recebemos com orgulho o anúncio da Gerente Internacional de Programas Tree City, concernente a Arbor Day Foundation e FAO/ONU, Alana Tacker, que ressaltou a sua felicidade pelo crescimento do Brasil teve em 2023, um número recorde de cidades “Árvores do Mundo”, a iniciativa reconhece cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável. ‘Deus não coloca sonhos impossíveis em nossos corações’.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.