Política

João Azevêdo assina Marco da Ciência e Tecnologia da Paraíba, inicia atividades do Parque Tecnológico e anuncia editais de R$ 27,9 milhões na Fapesq


18/06/2021

Da Redação / Portal WSCOM



O governador João Azevêdo lançou nesta sexta-feira (18) ações na área de Ciência, Tecnologia e inovação com a assinatura do Novo Marco Legal da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba e do decreto que institucionaliza o programa Horizontes da Inovação, iniciando as atividades do Parque Tecnológico, no Centro Histórico, em João Pessoa. Foram assinados editais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) com investimento de R$ 27 milhões 988 mil.

“Eu tenho certeza absoluta que é com investimento robusto em ciência e tecnologia que vamos contribuir e construir um novo futuro para o desenvolvimento da Paraíba. É preciso ter planos e ações ambiciosos para enfrentar as dificuldades e soluções que nos permitam crescer e ampliar a oferta de oportunidade para as pessoas”, disse o governador.

O Marco Legal dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, pesquisa e capacitação na Paraíba. Segundo Secretário de Educação do Estado, Cláudio Furtado, o Marco é a regulamentação a nível estadual da área após leis à nível federal.

Ele prevê estímulo à construção de ambientes especializados e cooperativas de inovação, como o Parque Horizonte Inovação, no Centro Histórico de João Pessoa; estímulo à participação de instituições no processo de inovação, fundos de investimento e o fundo Paraibana Inova.

Com a assinatura do decreto, devem ser iniciadas as  atividades no espaço destinado ao Parque Tecnológico, na Praça Dom Ulrico, em João Pessoa. Será gerado estímulo à construção de sociedade civil sem fins lucrativos para o a operação do Parque; firmados convênios para suporte às atividades do Parque, e estabelecidas iniciativas para reabilitação urbana na Área no Centro Histórico.

O Governo ainda anunciou a publicação de editais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação através da Fapesq. Serão bolsas para pós-graduação e pesquisa, incentivo à pesquisa e desenvolvimento e inovação tecnológica.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //