Saúde

Já olhou sua pele hoje? Confira as dicas dos dermatologistas para a prevenção do câncer


07/12/2023

(Foto: Divulgação/Unimed JP)

Portal WSCOM



Você já fez o autoexame na pele? Saber identificar manchas ou sinais que possam indicar algum problema é importante também na prevenção a esse tipo câncer, que é o de maior incidência no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Os dermatologistas Otávio Lopes e Jader Freire, convidados do videocast “Sem Contraindicação” desta semana, alertam sobre a doença e dão dicas de prevenção.

De acordo com os médicos, colocar na rotina o hábito de olhar a pele, desde a planta dos pés, palmas das mãos até o couro cabeludo, é importante para identificar alterações na pele, desde uma micose até mesmo uma suspeita de câncer. “Todas as pessoas deveriam fazer pelo menos uma vez por semana. O câncer de pele pode surgir em qualquer parte do corpo, inclusive no olho, lábios e genitais. Não só em áreas foto expostas”, explica o dermatologista Jader Freire, médico cooperado da Unimed João Pessoa.

Ao fazer essas observações no próprio corpo é possível identificar sinais novos ou alterações, até mesmo nas manchas de nascença. Geralmente, os sinais suspeitos para o câncer de pele são assimétricos, mudam de cor e aumentam de tamanho. O dermatologista Otávio Lopes alertou ainda a importância de perceber se as manchas ou sinais coçam, descamam ou sangram com facilidade. “O outro ponto é nas lesões escuras. Os sinais, mesmo aqueles de nascimento, que estejam crescendo, mudando de cor, também precisam ser esclarecidos”, completa o dermatologista, médico cooperado da Unimed João Pessoa.

DICAS DE PREVENÇÃO

– Utilize protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30. Passe em todo o corpo (incluindo orelha, nariz, punhos e pés) e reaplique a cada hora, conforme a exposição solar, após entrar no mar ou piscina
– Use chapéu, boné ou lenços para proteger o couro cabeludo
– Ao se expor ao Sol, utilize blusa de proteção e óculos UV
– Evite se expor ao Sol no horário das 10h às 16h
– Não utilize protetor solar em crianças menores de um ano. Para elas, caso sejam expostas ao Sol, é adequado utilizar chapéu e camisas com proteção UV
– Mantenha uma alimentação saudável, com produtos ricos em substâncias antioxidantes, como cenoura, abóbora, mamão, tomate, melancia, uva roxa e açaí

CAMPANHA DEZEMBRO LANRANJA

O verão no Brasil começa oficialmente no próximo dia 22. A estação é a mais quente do ano e com maior incidência de radiação solar. Para alertar as pessoas sobre a prevenção e combate ao câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a campanha Dezembro Laranja. O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na Paraíba, segundo o Instituto, são esperados 3.320 novos casos de 2023 até 2025.

SEM CONTRAINDICAÇÃO

O “Sem Contraindicação” é produzido pela Unimed João Pessoa. Novos episódios são publicados às quintas-feiras, ao meio-dia, no YouTube e no Spotify, sempre com informações sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e experiências que ajudem a transformar a sociedade.
Para mais informações ou para fazer sugestões, basta acessar a página do “Sem Contraindicação” no Portal Unimed JP: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //