Educação

IFPB: Alunas de Agroecologia aplicam conhecimentos do curso na agricultura da fa

IFPB


02/05/2013

 O início foi difícil. Rosana Santos e Rodilma Paiva enfrentaram dificuldades quando mostraram à família algumas práticas sustentáveis que aprenderam no curso de Tecnologia em Agroecologia, oferecido pelo IFPB/Campus Sousa. Mas a crença em que a agricultura orgânica poderia trazer diversos benefícios era mais forte.

Na propriedade de pouco mais de 1 hectare de terra, localizada nas Várzeas de Sousa, o pai das alunas e o marido de Rodilma cultivavam coco, goiaba, banana e cana aos modelos da agricultura convencional. A pouca produção e a baixa qualidade dos produtos, além dos prejuízos à saúde da família impulsionaram o projeto de conversão para uma agricultura sustentável, há dois anos.

A primeira mudança foi no combate das pragas. A família abriu mão de venenos e passou a utilizar defensivos naturais. Depois veio a cobertura morta no pé do coco, que ajudou reduzir a perda de água por evaporação; a utilização do adubo bovino, a técnica de compostagem na horta e o manejo agroecológico na criação de galinhas. “Eles não acreditavam muito, principalmente meu pai. Aos pouquinhos, eles foram percebendo que as práticas que nós demonstrávamos eram reais. Hoje, posso dizer que eles são mais agroecólogos que nós”, brincou Rodilma.

Os benefícios já podem ser notados na qualidade dos alimentos e na vida dos agricultores. “Meu pai não se cansa mais como antes, quando tinha contato com agrotóxicos. Além disso, o sabor dos alimentos é bem melhor, ele pode ser consumido tranquilamente. Sem falar que o produto tem mais valor de mercado”, comentou Rosana.

Além de ampliar a produção já existente, as alunas pretendem fortalecer o negócio da família. “Apesar de estarmos começando a produzir agora, percebemos que pode dar bons lucros. Nossa meta é ampliar o cultivo do coco e da goiaba e também plantar a graviola. Tudo isso, utilizando a agricultura orgânica e aplicando os conhecimentos adquirimos no curso”, disse Rodilma. As alunas também pretendem estender as práticas agroecológicas a outros agricultores da Associação de Produtores da Várzea de Sousa.

Recentemente, alunos do curso de Agroecologia, acompanhados do professor Eliezer Siqueira, foram conhecer o projeto de perto.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //