Paraíba

Hospital Napoleão Laureano realiza ‘Manhã da Transparência HNL’ com imprensa paraibana

Jornalistas recebem Relatório de governança 2023 e conhecem novo site e sistemas implantados no HNL


09/07/2024

(Foto: Divulgação)

Portal WSCOM

De forma inédita, a Fundação Napoleão Laureano (FNL) recebeu a imprensa paraibana na ‘Manhã da Transparência HNL’, com a entrega do Relatório de Governança Coorporativa 2023 e apresentação do novo portal de transparência do hospital. Uma iniciativa para prestar contas e divulgar à população dados relativos à parte financeira e administrativa do Hospital Napoleão Laureano (HNL). O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (9), no auditório do hospital, onde também foram apresentados os programas de gestão interna que otimiza o tratamento oncológico dos pacientes.

De acordo com o presidente da FNL, Marcelo Lucena, a intenção do evento era justamente trazer a imprensa para dentro do hospital, para que todos pudessem comprovar de perto o uso dos recursos públicos. “Nossa intenção é mostrar aos jornalistas paraibanos, que são porta-vozes da sociedade, onde estão sendo investidos os valores que são doados ao Laureano. Hoje, mostramos as dependências e equipamentos que temos aqui, para que cada vez mais as pessoas possam ficar por dentro dos investimentos feitos e possam ter a confiança em nosso trabalho”, comenta.

O presidente da Associação de Mídia Digital (Amidi), Heron Cid, falou sobre a importância de uma instituição filantrópica que presta contas à sociedade do que recebe. “A Paraíba reconhece a relevância que o Hospital Napoleão Laureano tem na vida de muitas pessoas que chegam aqui em busca de socorro e da saúde. Então, ver que a direção do Laureano tem a preocupação de ter essa interação com a sociedade paraibana, dando transparência aos recursos que chegam aqui (seja através de doações, por emendas parlamentares, pelo orçamento público ou pelos convênios) e a gente saber que esses recursos estão sendo bem aplicados é muito mais que uma prestação de contas, na verdade, é a constatação de que esse hospital também presta um grande serviço de cidadania”, destaca o jornalista.

Durante a ‘Manhã da Transparência HNL’, o diretor técnico do HNL, Dr. Rodrigo Marmo, aproveitou para apresentar à imprensa os novos sistemas implantados no Laureano: DRG e GTPlan, que chegam para otimizar e aprimorar os resultados econômicos e assistenciais do hospital. Além de atualizar instantaneamente as estatísticas de atendimento hospitalar, como quantas consultas foram realizadas, quantas cirurgias ou quantas quimioterapias são feitas diariamente. Também foi apresentado à imprensa o sistema de consulta interno em que todos os técnicos, auxiliares e enfermeiros têm acesso ao repasse do piso da enfermagem do Ministério da Saúde.

A vice-presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Karla Alencar, fez questão de ressaltar que trazer a imprensa para entender um pouco sobre as finanças da instituição é algo inovador. “Essa ação do Laureano de apresentar os dados, os serviços, a prestação de contas e o lançamento do portal da transparência é valiosa demais para a imprensa e posteriormente para a sociedade. Sobretudo, por ser o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) na Paraíba que faz tratamento, combate e cuida de pacientes oncológicos. É de fundamental importância para nós que estamos lá no lado de fora acreditarmos, apoiarmos e darmos visibilidade ainda maior ao hospital que cuida de paraibanos dos 223 municípios”.

Essa iniciativa do hospital é uma maneira de aproximar a instituição filantrópica da sociedade, dando às pessoas uma garantia do bom usos de suas doções, pois saberão exatamente para onde seu dinheiro está sendo investido. Vale lembrar também que para quem não possui acesso à internet, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PB) doou totens que estão espalhados pelo hospital e podem ser utilizados para acessar todas essas informações financeiras do Relatório de Governança Corporativa.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.