Economia & Negócios

Grupo Mateus negocia compra do Novo Atacarejo; rede tem operações em Pernambuco e na Paraíba

Caso ocorra a negociação, o grupo, terceira maior rede varejista do Brasil, terá 51% da nova empresa. Os valores não foram divulgados.


30/05/2024

WSCOM com Revista Nordeste



Em memorando de entendimento não vinculante, o grupo varejista Mateus, de origem maranhense, anunciou nesta quarta-feira (29) que está em processo de negociação do controle da rede Novo Atacarejo, com operações em Pernambuco e na Paraíba.

 

Caso ocorra a negociação, o grupo, terceira maior rede varejista do Brasil, terá 51% da nova empresa. Os valores não foram mencionados no fato relevante ao mercado.  O grupo Mateus já integra a B3 (GMAT3) no segmento de Novo Mercado.

 

O que se sabe é que com a negociação em curso, se concretizada, pois ainda necessita da aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, autarquia vinculada ao Ministério da Justiça) o grupo passará a ter mais 27 lojas em Pernambuco, mais duas na Paraíba e uma Central de Distribuição na região, pertecentes ao Novo Atacarejo. A nova empresa teria um faturamento projetado hoje de R$ 6,8 bilhões no exercício social de 2023.

 

“A companhia e o Novo Atacarejo possuem modelo de negócios e direcionamento estratégicos similares, com acionistas de referência com forte histórico no setor de varejo de alimentos do Brasil”, afirmou o Grupo Mateus, em nota, que é assessorado pelo Itaú BBA.

 

Atualmente, o Grupo Mateus está presente em 112 cidades e conta com 257 lojas em operação, divididas entre 73 lojas de varejo, 77 atacarejos (cash and carry) e 105 eletros.

 

Por estado, são distribuídas da seguinte forma: 133 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 12 no Piauí, 11 no Ceará, 8 na Paraíba, 7 na Bahia, 7 em Pernambuco, 4 em Alagoas e 2 em Sergipe. Em 2023, o grupo somava mais de 60 mil profissionais nos vários segmentos da empresa.

 

 

Sobre o Grupo Mateus

 

O Grupo Mateus teve sua origem em Balsas, no Maranhão, em 1986, com a inauguração de uma pequena mercearia, pelo seu fundador Ilson Mateus.

 

Em 2003, inaugura sua primeiras  duas lojas na capital maranhense. De lá até hoje, o grupo mantém operações no varejo de supermercados, atacarejo, atacado, móveis e eletrodomésticos, e-commerce, indústria de panificação e central de fatiamento, é a maior rede varejista do Norte e Nordeste.

 

A marca Mateus possui as bandeiras Mix Mateus, Mateus Supermercados, Hiper Mateus, Eletro Mateus e Camiño, além de uma plataforma de e-commerce e do aplicativo de descontos, o Mateus Mais.

 

Sobre o Novo Atacarejo

 

Com matriz em Pernambuco, o grupo iniciou sua operações em 2020. Possui 27 lojas em Pernambuco e, duas na Paraíba, além de um Centro de Distribuição. O faturamento da empresa, no exercício de 2023, alcançou R$ 4,5 bilhões.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //