Artes

Grupo de teatro do Rio Grande do Sul encena “O Baile dos Anastácio” no Teatro de

Teatro


28/08/2014



 A Cooperativa de Artistas Teatrais Oigalê, do Rio Grande do Sul, apresenta em João Pessoa, nesta sexta-feira (29), a peça “O Baile dos Anastácio”. A apresentação começa às 19h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, com entrada gratuita. A realização é da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A Sala de Concertos Maestro José Siqueira também estará ocupada com apresentação gratuita para o público, com o concerto da Orquestra Jovem da Paraíba, a partir das 20h.

“O Baile dos Anastácio” é uma parábola sobre a devastação ambiental e os jogos de interesses em torno da terra. A peça utiliza como metáfora o casamento arranjado que ignora o desejo da mulher. Um baile repleto de música, encontros, desencontros, danças e namoros, de forma divertida, dinâmica e bem humorada. O foco central da narrativa é o desejo de Riograndino Anastácio e sua esposa Minuana casarem a filha, Maria Pampiana. Para isso, buscam um pretendente cujos dotes impulsionem os negócios da família.

Corredor Cultural de Teatro de Rua – O grupo apresenta o mesmo espetáculo na comunidade Porto do Capim, localizada no Varadouro, no próximo domingo (31), dentro da programação do V Corredor Cultural. O projeto realizado pela cooperativa leva espetáculos, oficinas, seminários e bate-papos a cidades do Brasil. Neste ano, o Corredor Cultural deve circular por Porto Alegre (RS) até Guaramiranga (CE), pelas capitais e interior de seis estados nordestinos (CE, RN, PE, PB, AL e SE).

Cooperativa de Artistas Teatrais Oigalê – A Oigalê surgiu em 1999 e, desde então, mantém um trabalho contínuo e de pesquisa em teatro de rua, teatro de sombras, execução da trilha sonora ao vivo pelos próprios atores, linguagem gauchesca para o teatro e adaptação de contos e lendas.

Em 2002, gravou um CD com a trilha sonora dos três espetáculos sobre lendas e contos riograndenses e em 2009 lançou o DVD “Oigalê Uma Década de Teatro”. O grupo anualmente faz temporadas de teatro de rua nos parques e praças de Porto Alegre, além de apresentar em escolas e entidades. Também realiza cortejos e intervenções cênicas.

Nesses 15 anos, já fez mais de 1.300 apresentações de seus espetáculos em mais de 100 cidades do Rio Grande do Sul, 18 estados brasileiros e exterior, atingindo um total de 350 mil pessoas. Neste período, produziu 11 espetáculos, entre os quais, “Deus e o Diabo na Terra de Miséria”, “O Negrinho do Pastoreio”, “Circo de Horrores e Maravilhas” e “O Baile dos Anastácio”, que será apresentado em João Pessoa nesta sexta-feira. A Oigalê também ministra oficinas, a partir do seu trabalho de pesquisa.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //