Futebol

Governo do Estado abre oficialmente o Projeto Escolinhas de Esportes


14/05/2014



Cerca de 800 estudantes de 13 escolas da rede estadual de ensino de João Pessoa, participam do Projeto Escolinhas de Esporte este ano. A abertura oficial do projeto em 2014 ocorreu na terça-feira (13), no ginásio de esportes do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, mas já está sendo realizado desde março. A ação é fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado e o Unipê em 2013, e é realizada pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência Operacional de Desporto Escolar (Gode).

“Hoje a Educação Física tem mudado, não é mais apenas colocar a bola para os meninos jogarem. Nós buscamos aprimorar o relacionamento entre alunos e entre professores”, afirmou Egídio Oliveira, aluno extensionista do 6º período do curso de Educação Física do Unipê. Segundo avaliou, “o resultado vem quando recebemos bilhetes dos alunos dizendo como é gratificante participar do projeto, porque aqui eles recebem carinho e atenção. Criamos laços de amizade além das quadras”.

As escolas integrantes do projeto estão localizadas nos bairros de Mangabeira, Cristo Redentor, Ernesto Geisel, Rangel, José Américo e Centro. São cerca de 800 alunos, matriculados no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, beneficiados pelo projeto. O convênio garante material esportivo e ônibus escolares para o transporte dos estudantes até o local de treinamento durante toda a semana, disponibilizados pela SEE, além das instalações e 50 profissionais, entre professores, bolsistas de extensão e alunos voluntários do curso de Educação Física cedidos pelo Unipê.

O aluno Lucas Gabriel, do 8º ano, da Escola Orlando Cavalcanti Gomes, participa do projeto desde julho de 2013, praticando futebol de campo. Ele acredita que no “Escolinhas de Esportes” melhora o comportamento e aprende a se relacionar com os colegas. “Muitos jovens precisam desta oportunidade”, enfatizou.
Os alunos matriculados no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio das escolas participantes poderão se inscrever nas seguintes modalidades esportivas: handebol, futsal, futebol de campo, judô, vôlei e atletismo. Antes de iniciarem as aulas, todos os alunos passam por uma avaliação física e uma avaliação médica, nas quais serão verificadas se eles estão aptos às atividades físicas.


Importância
– De acordo com o gerente operacional do Desporto Escolar, José Geraldo Castro, a ação é importante para a prática da educação física no âmbito estadual. “A principal importância é ressurgir a Educação Física de qualidade. O Governo está investindo muito em material esportivo e concursos públicos e está mostrando que temos condições de ter uma educação física de qualidade. Também é importante para podermos atingir alunos que possam se tornar futuros atletas de nível para competições estaduais”, salientou. “O objetivo é, acima de tudo, tirar o aluno da rua no contra turno escolar, trazê-lo para uma atividade física, para evitar contatos com drogas e com meios ilícitos”, completou o gerente.

Veja, abaixo, a lista das escolas participantes do projeto Escolinha de Esportes:
EEEFM Severino Dias de Oliveira – Mestre Sivuca – Mangabeira
EEEF João Roberto Borges de Souza – Mangabeira
EEEIEF Professora Maria de Fátima Souto – Mangabeira
Caic Damásio Franca – Mangabeira
EEEFM Compositor Luis Ramalho – Mangabeira
EEEF Milton Campos – Ernesto Geisel
EEEIEF Professora Concita Barros – Ernesto Geisel
EEEFM Conego Francisco Gomes Lima – Ernesto Geisel
EEEIEF Professor Orlando Cavalcanti Gomes – Cristo Redentor
EEEF Professor Mateus Ribeiro – Rangel
EEEF Tiradentes – Rangel
EEEFM Daura Santiago Rangel – José Américo
EEEFM Professora Olivina Olívia – Centro

Veja, abaixo, a lista de modalidades, vagas e horários da Escolinha de Esportes:

Handebol – 100 vagas – segundas e terças, das 8h às 10h
Futsal – 100 vagas – quintas e sextas, das 9h às 10h30
Futebol de Campo – 100 vagas – terças e quintas, das 8h às 10h
Judô – 100 vagas – segundas e terças, das 8h às 10h
Vôlei – 100 vagas – quartas e sextas, das 8h às 10h
Atletismo – 200 vagas – segundas e terças, das 8h às 10h
Vôlei – 100 vagas – quartas e sextas, das 16h15 às 18h



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //