Paraíba

Fundada a Associação dos Ciclistas de Bayeux

Ciclistas


28/06/2013

Fundada em Bayeux a primeira entidade que irá pelos direitos dos ciclistas, reivindicando políticas públicas de mobilidade urbana: Associação dos Ciclistas de Bayeux (ACB). A ideia surgiu dos membros do pedal “Aventureiros da Pedalada Noturna”, que é formado por um grupo de amigos moradores do bairro Jardim Aeroporto.

A entidade, sem fins lucrativos, tem como principal objetivo a busca por melhores condições para os usuários da bicicleta em suas mais diversas modalidades. “Nossa missão é contribuir para a construção de uma sociedade sustentável, difundindo a educação, a mobilidade, e todos os demais aspectos positivos ligados ao uso da bicicleta”, afirmou José Carlos Gomes.

Para o professor Josivaldo Farias, que participa de diversas equipes de pedal, a bicicleta pode ser um meio de transporte, um artigo de lazer ou um equipamento para a prática esportiva: “Acreditamos que só com a união dos ciclistas será possível transformar as precárias condições atuais de nossa cidade, tornando o uso da bicicleta cada vez mais viável e prazeroso em suas diversas modalidades”.

Leo Micena, do movimento de juventude da cidade e um dos fundadores da associação, explica como nasceu a ideia de fundar uma entidade representativa: “Depois de algumas experiências em pedaladas noturnas e de finais de semana na cidade de Bayeux e da constatação de alguns graves problemas relacionados à falta de respeito aos usuários de bicicletas, resolvemos fundar a Associação dos Ciclistas de Bayeux. A partir da reunião de cidadãos atuantes que buscam somar forças para, de forma organizada e através de uma Entidade Representativa, queremos lutar para a obtenção de melhorias para os aspectos que envolvam o uso da bicicleta”.

Leo enfatiza ainda que toda essa movimentação tem como horizonte, o desenvolvimento de uma cidade mais humana, uma cidade para pessoas onde devemos lutar por mais opções, por mais liberdade de escolha de meios de se locomover do ponto A ao ponto B.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //