Entretenimento

Fórum de gestores de cultura do Nordeste se reúne em Salvador


13/12/2019

Fotos: Fidelis Melo/ Ascom Secult BA



Por Lina Magalí e Gil Sabino

O Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste realiza a sua 3ª Reunião Ordinária do ano, e acontece até hoje, sexta-feira (13), no Memorial do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, coma presença de representantes da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte. Nesta terceira edição, constam da pauta propostas de Festivais de Música do NE, Propostas de Grupos de Teatro do NE, Audiovisual, Circulação de Bens Culturais, Avaliação de Conjuntura e estratégias de ação, Agenda Consórcio – Retornos e Perspectivas, e discussões sobre políticas públicas e do planejamento das pastas para 2020. Além disso, houve o diálogo entre os estados e a sociedade civil.

Segundo declaração da Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, que citou propostas de festivais unindo os estados nordestinos e dando sustentabilidade ao setor, “A reunião do Fórum está tendo representatividade e maior peso, pois recebeu a sociedade civil, que já nos demanda. Também a Fundação Getúlio Vargas [FGV] nos procurou oferecendo serviços para que a cultura tenha cada vez mais visibilidade em um momento de crise como esse”.

A Consultora da FGV, Adriana Paiva, explicou que a proposta apresentada busca dar subsídios às administrações estaduais a partir da geração de indicadores no campo da cultura. “É importante saber mensurar e, atualmente, existem muitas tecnologias. A intenção aqui é unir os estados para que a gente monte uma tecnologia e consiga estabelecer um diálogo em conjunto com os governos estaduais e o Governo nacional, buscando estabelecer políticas culturais saudáveis e que sejam efetivas para a população”.

Já, o Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Damião Ramos Cavalcanti, em sua fala, diz acreditar que “toda vez que o Fórum reúne, ele reúne forças, e justamente no momento em que a cultura precisa tanto de forças para se robustecer, e fazer com que as políticas de cultura púbica aconteçam”. Ainda, “Nada melhor, como esse tipo de trabalho que estamos fazendo reunidos no Fórum. Ontem, mesmo, tivemos reunião com representantes do Consórcio Nordeste, e dos Governadores, e elaboramos metas a seguir no momento de se montar uma política a atender na área da cultura”.

Para a secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Silvana Meireles, o Fórum vem cumprindo o papel de preparar os estados para enfrentar as dificuldades provocadas pelo cenário nacional. “Isso pode se tornar uma oportunidade de pensarmos em políticas estaduais e regionais. Neste sentido, a gente tem dialogado entre os estados e com instituições, como foi agora o diálogo com a FGV”, afirmou. Esta é segunda vez que Salvador recebe o Fórum, que já passou também por Recife.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //