Policial

Forças de segurança realizam primeiro Encontro Estadual do Movimento Policiais Antifascismo na Paraíba


26/02/2023

Primeiro Encontro Estadual do Movimento Policiais Antifascismo na Paraíba foi realizado neste sábado (25), em João Pessoa (Foto: Divulgação)

Portal WSCOM



Representantes das Forças de segurança do estado realizaram, neste sábado (25), o primeiro encontro do Movimento Policiais Antifascismo na Paraíba. O evento ocorreu na sede da CUT, no bairro Jaguaribe, em João Pessoa. O encontro contou a participação de Policiais Militares, Civis, Policiais Rodoviários Federais, Agentes da Polícia Federal, e também convidados civis. O deputado federal Luiz Couto (PT) e a deputada estadual Cida Ramos (PT), que não puderam estar presentes, enviaram representantes das assessorias. Ambos apoiam o movimento dos policiais progressistas na Paraíba e no Brasil.

O evento teve início às 09h e foi dividido em duas etapas. A primeira aberta ao público para debate, interação e palestra. Já a segunda foi um momento fechado aos membros efetivos onde se discutiu as seguintes pautas:

  1. Informes e resoluções do nosso III Congresso Nacional
  2. Avaliação do MPAF no Estado da Paraíba
  3. Apresentação do documento que fundamenta, organiza e direciona o Movimento nos estados onde possui coordenação.
  4. Eleição da nova coordenação estadual, substituindo a coordenação temporária. A nova passa coordenação terá 02 anos de mandato.
  5. Escolha (dentro da nova coordenação estadual) do novo CONSELHEIRO NACIONAL indicado pela coordenação da PB. Os estados indicam seu conselheiro Nacional.
  6. Recadastramento de novos membros para o Movimento Policiais Antifascismo na PB
  7. Encaminhamentos para o ano de 2023.

 

O debate teve como tema a Luta dos policiais progressistas do MPAF em defesa da Democracia se contrapondo as forças do Fascismo nos últimos quatro anos. O tenente Astronadc Pereira fez a seguinte fala:

 

“O Movimento dos Policiais Antifascismo do Brasil é um Movimento se que se contrapõe ao Fascismo. Defendemos a VIDA, a DEMOCRACIA, O ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO E AS INSTITUIÇÕES DEMOCRATICAS! Temos uma oposição declarada a toda forma de preconceito, autoritarismo, violência ou discriminação de qualquer ordem. O movimento ANTIFASCISMO é um movimento com atuação política não institucionalizada, supra sindical e suprapartidária, formado por trabalhadores e trabalhadoras do sistema de segurança pública, representado por policiais civis e militares dos estaduais e policiais federais, bombeiros, Guardas Municipais, agentes penitenciários, do sistema sócio educativo, policiais Legislativos, agentes de trânsito e policiais rodoviários federais. O movimento defende uma política de Segurança pública democrática e pautada na garantia dos Direitos Humanos para todos. Policiais encarados e reconhecidos como trabalhadores e desvinculados das Forças Armadas a fim de possibilitar e permitir a efetiva reestruturação que permita a carreira única e a unificação das policiais para promover o CICLO COMPLETO”, destacou o tenente.

 

Movimento Policiais Antifascismo na Paraíba realizaram eleição da nova coordenação (Foto: Divulgação)

 

Pereira também ressaltou a importância de se combater o fascismo, que tem como base o militarismo e belicismo e ataca diretamente os direitos humanos e sociais, criminalizando os movimentos progressistas.

 

“O Fascismo é uma corrente de pensamento que defende a MILITARIZAÇÃO DA VIDA como sendo a única alternativa social; a criminalização dos movimentos sociais de esquerda e prega o ataque à liberdade de expressão, de ensino e de criação cultural a partir de uma moral conservadora, racista, misógina. O Fascismo valoriza falsamente o nacionalismo, que usa o totalitarismo e o corporativismo para fortalecer os apoiadores de sua ideologia; Tem ênfase no belicismo, no militarismo e obsessão com a segurança nacional; incentivam o desprezo pelos direitos humanos, aos intelectuais e artistas; procuram controlar a mídia e fazem censura, além de usar a religião como forma de manipulação.” O Fascismo enaltece a Morte do oponente!!!!”, afirmou o tenente Astronadc.

 

No encontro foi realizada a escolha da nova Coordenação do MPAF na Paraíba, sendo eleito para o cargo de Coordenador Estadual o Tenente Astronadc Pereira, para vice-cordenadora a Agente Perita Criminal da Polícia Federal Klarissa de Souza Jerônimo, e para Conselheiro Nacional o Sargento Denis Soares.

 

A indicação do Sargento Denis Soares para o cargo de Conselheiro Nacional do MPAF na Paraíba levou em consideração a experiência do oficial que já atuou como secretário de Estado, ex-secretário de Segurança Municipal de João Pessoa, foi Deputado Estadual por dois Mandatos, e ocupa a presidência estadual do Partido Verde.

 

O Tenente Astronadc Pereira, coordenador eleito do MPAF na Paraíba, destacou o compromisso de manter o diálogo dos policiais progressistas com a sociedade para a “construção de uma segurança pública cidadã”.

 

“O Movimento dos Policiais Antifascismo se coloca como uma força viva contra estas manifestações conservadoras, violentas, anacrônicas, retrógadas do Fascismo. Estaremos ativos nas possibilidades de dialogar e contribuir com a construção de uma segurança pública cidadã, a Reforma profunda e Modernização das policias e da segurança Pública, do sistema de justiça Criminal na construção de uma sociedade segura, com cultura de paz, solidaria, fraterna e mais feliz”, finalizou o tenente.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.